Quem tem medo de Literatura?

1
Foto: Equipe SP Leituras

Foto: Equipe SP Leituras

Recheado de referências atuais para facilitar a compreensão, o Curso Pré-vestibular de Literatura, que acontece das 16h às 18h, sempre quartas e sextas-feiras no auditório da BVL, é gratuito e tem atraído muitos interessados, vindos de diferentes partes da cidade. Edson Lopes, professor que comanda as aulas, atrai a atenção de todos, contextualizando cada uma das explicações sobre os períodos retratados nas obras e nos textos abordados em aula.

Edson é mestrando da Universidade Federal de São Paulo e coordenador e professor do Cursinho Popular Carolina de Jesus. Acostumado com a interação com o público jovem, ele procura conduzir os encontros, começando por “situar” a obra estudada (cada dia, um dos livros de leitura obrigatória na Fuvest) em seu movimento literário respectivo, passando ao estudo do livro propriamente dito. Para isso, o professor constrói uma série de referências para facilitar o entendimento dos trechos selecionados, inclusive debatendo o significado de determinadas palavras menos conhecidas.

 

Foto: Equipe SP Leituras

Foto: Equipe SP Leituras

No encontro de 11 de maio, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, por exemplo, os estudantes participaram de explanações sobre cada um dos personagens e aprofundaram o estudo da narrativa. As referências? Muitas! De séries de TV como “Black Mirror”, passando por novelas e até ilações com as redes sociais, tão usuais, como Instagram e Facebook.

As tais referências ajudam muito, como salienta Milena Vieira de Miranda, que vai prestar vestibular para Biologia. Para ela, as aulas são especialmente importantes. Atualmente, fazendo um cursinho online, Milena sente falta das aulas presenciais e tem aproveitado cada um desses encontros comandados por Edson.

Foto: Equipe SP Leituras

Foto: Equipe SP Leituras

Confira os próximos livros a serem abordados por Edson:

16/05 –  “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo

18/05 – “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos

23/05 – “Claro Enigma”, de Carlos Drummond

25/05 – “Mayombe”, de Pepetela

30/05 – “Sagarana”, de João Guimarães Rosa

06/06 – “Minha Vida de Menina”, de Helena Morley

08/06 – “A cidade e as Serras”, de Eça de Queirós

Importante ressaltar que o curso, realizado no auditório da BVL, é totalmente gratuito e não há necessidade de fazer inscrição para participar das aulas. Está esperando o que para compreender melhor a Literatura e passar no Vestibular?

 

Compartilhe

1 Comentário

  1. Pingback: SPTV mostra Curso Pré-vestibular de Literatura

Deixe um Comentário