Programação de setembro

0

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (selecionada entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem setembro marcado pela abertura da exposição Libertas: Leitura e Literatura nas Prisões e encontro com escritora Veronica Stigger, entre outras atividades. Tudo gratuito.

Veronica estará na BVL no dia 14, sábado, para participar do programa Segundas Intenções, que promove bate-papo mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto. A escritora é também crítica de arte, curadora independente e professora universitária. Entre seus livros publicados estão Os anõesOpisanie świata e Sul . Com Opisanie świata, seu primeiro romance, recebeu os prêmios Machado de Assis, Prêmio São Paulo de Literatura (autor estreante) e Açorianos (narrativa longa). Com Sul, ficou com o Prêmio Jabuti.

A Exposição Libertas: Leitura e Literatura nas Prisões será aberta no dia 21 de setembro, com visitação sempre de terça a domingo até 20 de outubro. Com organização do Fórum Cultura, Trabalho e Cidadania, a mostra baseia-se em dois caminhos que singularizam a experiência humana: a escrita/leitura e a prisão. A iniciativa busca aproximar estes dois universos ao reunir obras clássicas da literatura sobre o cárcere e obras produzidas por pessoas presas.Haverá ainda rodas de conversas com especialistas e egressos do sistema prisional sobre temas como mediação de leitura nos estabelecimentos, entre outros.

Já o Clube de Leitura de setembro terá como tema o livro O filho mais velho de Deus, de Lourenço Mutarelli, no dia 27. Quem gosta de literatura fantástica não pode perder o Viagem Literária, programa que prossegue rodando pelo Estado de São Paulo e faz parada na BVL no dia 25, com a presença do escritor André Vianco, autor de títulos de terror, suspense e sobrenatural. Para saber mais, acesse https://viagemliteraria.org.br/

O mês também contará com bate-papo, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, seguido de sessão de autógrafos, com a historiadora Rosa Artigas no dia 28. A atividade – intitulada Virginia Artigas: Histórias de Arte e Política -, trará Rosa reunindo histórias da trajetória de sua mãe, a artista plástica Virginia Artigas.  Ainda em setembro, o Sarau na BVL recebe o Sarau Afrobase, no dia 22, com organização do Instituto Nação. Importante lembrar que a biblioteca funcionará normalmente no feriado de 7 de setembro.

E fique de olho no nosso calendário: em setembro, mais precisamente às 10h do dia 10, começam as inscrições (pelo link www.bvl.org.br/inscricao) para o Curso O Cordel Brasileiro – Tradição, Diálogos e Atuação, com Aderaldo Luciano dos Santos, indicado para pessoas acima de 18 anos, professores, bibliotecários e público em geral interessado no tema.

Dica do mês

A dica de setembro da BVL é o Domingo no Parque. A ideia é levar um pouco do que acontece dentro da bibliotecapara o lado de fora, à sombra das árvores do Parque Villa-Lobos. O programa permanente da BVL abre espaço de leitura para toda a família, com sessões de contação de histórias. Este mês, o Domingo no Parque acontece no dia 1º de setembro, das 11h às 16h, com a Cia. Mapinguary. Que tal aproveitar a primavera para experimentar?

Clique aqui para conferir a programação completa do mês (sujeita a alterações).

Compartilhe

Deixe um Comentário