/ governosp

Oficinas de Xadrez Online apresentam e aprofundam fundamentos do jogo

0

xadrez3

Nesta série de palestras ao vivo, o mestre Adriano Caldeira apresenta os fundamentos do xadrez e os aprofunda em aulas sobre estratégia e tática, aberturas e finais para vários níveis de jogadores. A cada encontro, Caldeira traz um convidado especial – confira abaixo.

Na BVL, as aulas de uma hora são dirigidas aos praticantes iniciantes e intermediários. Indicado para maiores de 7 anos. Confira a programação detalhada em nossos sites. Transmissão ao vivo na página da biblioteca no Facebook (@BVLbiblioteca). Não é necessário fazer inscrição.

Programação completa:

  • Quinta-feira, 29 de outubro, das 16h às 17h
    CILADAS E ERROS COMUNS
    Jogadores iniciantes ou sem rating
    Palestrantes: MF Adriano Caldeira e Fábio Ferreira Damásio
  • Quinta-feira, 26 de novembro, das 16h às 17h
    POSIÇÕES FECHADAS
    Jogadores iniciantes ou com rating entre 0 e 1400
    Palestrantes: MF Adriano Caldeira e MF Sílvio Cunha Pereira
  • Quinta-feira, 17 de dezembro, das 16h às 17h
    MINIATURAS NO XADREZ
    Jogadores iniciantes ou com rating entre 0 e 1400
    Palestrante: MF Adriano Caldeira e Jéssica dos Anjos Januário

Minibio dos palestrantes:

Adriano Caldeira é MF, mestre da Federação Mundial de Xadrez, escreveu dois livros, “Para aprender e ensinar xadrez na escola” e “Mequinho – O xadrez de um grande mestre”, foi em diversas ocasiões técnico da delegação brasileira de menores e atualmente trabalha como professor e administra a plataforma de aulas online clubefox.com.

Fábio Ferreira Damásio é psicólogo, empresário e enxadrista. Aprendeu a jogar xadrez aos 7 anos de idade, com seu avô, em 1972. Diretor Associação Casa Bodisatva, uma associação que se dedica a atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. A associação tem dois focos, moradores de rua e moradores de favelas. Assim surgiu o projeto do Clube de Xadrez 360°.

Sílvio Cunha Pereira é campeão cearense de xadrez, tetracampeão de Osasco, foi sexto lugar no Brasileiro individual absoluto, tetra campeão Brasileiro por equipes, tricampeão Paulista Universitário, tetracampeão dos Jogos Abertos do Interior de SP, octacampeão dos Jogos Regionais de SP, pentacampeão Paulista Inter clubes e campeão catarinense.

Jéssica dos Anjos Januário é professora, pesquisadora, árbitra, organizadora e treinadora de Xadrez. É formada em Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Tem pós-draduação em Educação pela USP e doutorado em Educação Física pela Unicamp.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras