Oficina de Poesia e Anotação na BVL

0

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) promove a Oficina de Poesia e Anotação, que trabalhará com a sugestão de que a escrita frequentemente acontece a partir de anotações cotidianas, num bloco de notas no celular ou de papel, que funciona com um depositório de ideias e imagens. Os participantes serão convidados a realizar exercícios de anotação que estimulem esse tipo de escrita, a serem depois compartilhados com o grupo. A ação foi contemplada pelo ProAC, terá mediação de Paloma Vidal e acontece às 14h30.

Ela é escritora, tradutora e ensina Teoria Literária na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Realizou graduação em Letras e Filosofia. É Doutora em Letras pela PUC-Rio e realizou pós-doutorados na UnB, na Unicamp e, em 2016, na Universidade Paris Diderot, em Paris, sobre a obra de Roland Barthes. Publicou os livros de contos A duas mãos (7Letras, 2003), Mais ao sul (Língua Geral, 2008) e Dupla exposição (Rocco, 2016), com imagens de Elisa Pessoa; os romances Algum lugar(7Letras, 2009) e Mar azul (Rocco, 2012); e os livros de poemas Durante Dois (7Letras, 2015)com textos do blog Lugares onde eu não estou. Seus textos foram traduzidos para o espanhol, o inglês, o francês e o alemão. Entre essas traduções se destacam: Más al sur (2011), pela editora argentina Eterna Cadencia; Mar azul (2015), pela editora francesa Mercure de France; Mar azul (2015), pela editoras argentinas Bajo la luna e EME.

Por fim, o Clube de Leitura do mês na BVL vai debater Manual prático do ódio, de Ferréz. A obra mostra a disseminação do ódio como sentimento real em uma sociedade competitiva, aplicado ao contexto da periferia de São Paulo, falando de temas como cultura de massas e exclusão social. O autor é do Capão Redondo, que chamou a atenção da crítica com seu primeiro livro, Fortaleza da desilusão, publicado em 1997. Três anos depois, lançou Capão pecado, quando se firmou na carreira literária. Já publicou também o infantil Amanhecer esmeralda, a coletânea de contos Ninguém é inocente em São Paulo e seu romance mais recente é Os ricos também morrem, de 2015. O Clube de Leitura acontece na sexta-feira, 29, às 15 horas.

Compartilhe

Deixe um Comentário

7 + onze =