/ governosp

Oficina de jornalismo na BVL

0

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) promoveu nesta quarta-feira, 4 de novembro, a Oficina Espalhafatos de Texto: da ideia ao ponto final. O objetivo é ensinar conceitos básicos de jornalismo para jovens e, com isso, criar conteúdo para o jornal Espalhafatos, uma publicação da SP Leituras destinada ao público infantojuvenil que frequenta as bibliotecas e distribuído gratuitamente para todas as unidades do Sistema Estadual de Biblioteca Públicas (SisEB).

Para participar da oficina foram convidados dez alunos da 6ª e 7ª séria da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bartolomeu Lourenço de Gusmão, localizada na Vila Santa Isabel, na zona leste da capital. Na primeira aula, realizada no dia 3, foi ensinado o lead, que é o primeiro parágrafo de uma notícia, que contêm as informações mais importantes e respondem as seis perguntas básicas: quem, quando, onde, como, e por quê.

O jornalista João Varella, que ministrou a oficina, falou que a ideia era “treinar os jovens repórteres para uma entrevista de verdade”, marcada para o dia seguinte. Na tarde de quarta-feira, foi realizada uma coletiva com artistas e ilustradoras Thais Ueda e Yumi Takatsuka, autoras do livro Batoquim. A obra foi publicada pela Lote 42, editora em que Varella é sócio. A trama gira em torno de um menino pobre e um cavalo branco e retrata a amizade entre o garoto e o animal.

Os jovens fizeram perguntas muito interessantes sobre escolhas profissionais das autoras, como surgiu a ideia do livro, queriam saber curiosidades da infância das autoras e até mesmo como elas conseguem sobreviver como escritoras, além abordarem as diferenças culturais entre o Brasil, Japão e Mongólia, este último é o país em que a trama de Batoquim se desenvolve.

Após o fim da coletiva, os “pequenos jornalistas” foram convidados a participar de uma oficina de texto para escrever, ordenar, editar as informações, que resultariam no texto a ser publicado no Espalhafatos.

A Biblioteca de São Paulo (BSP) também vai promover uma oficina similar na terça-feira, dia 10, das 16h30 às 20h30. A atividade vai ser ministrada pela Énóis – Inteligência Jovem e as inscrições podem ser feitas até 9 de novembro. Confira mais informações no site da BSP.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC