/ governosp

Oficina de história e escrita de crônicas tem inscrições abertas

0

A Oficina Online História e Escrita de Crônicas: um percurso pelo Carnaval a partir da produção cultural realizada no Brasil está com inscrições abertas em https://bvl.org.br/inscricao. As vagas são limitadas e a atividade faz parte do projeto Literatura Brasileira no XXI, realizado em parceria com a UNIFESP. Os encontros estão marcados para os dias 1º, 3, 8 e 10 de dezembro, das 10h às 13h (carga horária de 12 horas) e comandados por Danielle Crepaldi Carvalho.

A atividade visa inserir o carnaval num vasto panorama geográfico e histórico, que tem o Brasil e o período do Império à Quarta República como recortes. A ideia é discutir as implicações atreladas ao festejo carnavalesco, considerando que a cultura é um campo de embate. Após uma breve contextualização sobre as raízes do festejo, na Antiguidade Romana, e seu avanço pela Europa, as reflexões considerarão a sua chegada ao Brasil colonizado e escravizado. O recorte temporal procura levar em conta os embates ocorridos entre as imposições da elite imperial e os usos e costumes dos estamentos sociais mais empobrecidos ou despidos de liberdade, considerando de que forma os sentidos originalmente atrelados ao carnaval foram defendidos ou repudiadosOs encontros também têm como objetivo incentivar os alunos a escreverem textos cronísticos que “pensem” as obras discutidas em contraponto com o nosso atual contexto. 

Danielle é Pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde desenvolveu, com apoio da FAPESP, pesquisa a respeito dos usos dos sons no cinema silencioso, pensando a circulação e a recepção do cinema em âmbito transdisciplinar e transnacional. É Doutora pela Universidade de Campinas (UNICAMP), com tese centrada na análise de crônicas a respeito do cinema e de dispositivos ópticos afins, publicadas na imprensa carioca até o início da década de 1920, realizando neste contexto um estágio de pesquisa na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Integra, na ECA, o GT “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação”, coordenado pelos Profs. Drs. Eduardo Morettin e Marcos Napolitano, e na UNIFESP, o GT “Grupo de Investigações do Poético (GRIPhO)”, coordenado por Francine Fernandes Weiss Ricieri 

Oficina Online História e escrita de crônicas: um percurso pelo Carnaval a partir da produção cultural realizada no Brasil. Com Danielle Crepaldi Carvalho. Terças e quintas-feiras, dias 1º, 3, 8 e 10 de dezembro, das 10h às 13h. Indicado para maiores de 14 anos. Para fazer sua inscrição, clique aqui. Vagas limitadas. 

 

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC