/ governosp

Obra de Paulo Setúbal é tema do Leitura ao Pé do Ouvido

0

O Leitura ao Pé do Ouvido de hoje apresenta “As maluquices do imperador”, de Paulo Setúbal. Publicado originalmente em 1927, o livro é construído por meio de uma narrativa envolvente que conta as peripécias de D. Pedro I e da família imperial que se instalou no Brasil, em 1808. Um ponto importante é a veracidade do texto que, embora narrado em forma de ficção, é todo baseado em pesquisas históricas. Escute aqui o trecho que selecionamos para você! 

Ficou interessado? Essa obra pode ser lida na íntegra, em formato digital. Acesse aqui e boa leitura!

Trecho lido: 
“No Brasil, durante largo tempo, a vida de D. João correu sem arrepios. Tudo aqui lhe era propicio: o clima, a pacatez, a água da Quinta, as laranjas da Bahia, a solidão. Apenas, na fazenda de Santa Cruz, um carrapato ferrou-lhe na perna. D. João arrancou-o bruscamente: o ferrão do animal ficou-lhe cravado na carne. Mordida feroz! O regente mancou durante vários meses… A não ser isso, a não ser o dente do bicho, nada viera quebrar a serenidade daquele viver. Tudo mar de rosas. 

E D. João, inspirado pelos ministros, começou a engrandecer o país. Abriu os portos da Colônia ao mundo. Criou o desembargo do Paço. Organizou o Banco do Brasil. Fundou a Escola de Medicina. Fundou a Academia de Belas-Artes. Fundou a tipografia régia. Construiu uma fábrica de pólvora. Mandou explorar as minas de ferro do Ipanema. Fez o Jardim Botânico. Abriu a Biblioteca Nacional. Um infindar de benefícios!”

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC