/ governosp

Obra de Clarice Lispector inspira Oficina Online Viagem Gastronômica

0

Em celebração ao centenário de Clarice Lispector, a Oficina Online Viagem Gastronômica, de 10 de dezembro, vai se basear em um prato inspirado em trecho do livro “A Hora da Estrela”, um dos mais conhecidos da escritora. A atividade, comandada por Dolores Freixa e Solange Botura, reúne literatura e gastronomia e, nesta edição, trata da obra que relata a vida e os sonhos de uma jovem nordestina inocente e desamparada na cidade grande.

Durante o encontro online, Solange e Dolores irão contextualizar a obra e os participantes sairão da oficina tendo aprendido uma receita que “nasce” de referências da história: uma carne de sol, salteada, com farofinha de farinha de mandioca com cebola roxa e vinagrete. A dupla vinha realizando (antes da pandemia) a atividade de forma presencial na Biblioteca Parque Villa-Lobos e Biblioteca de São Paulo e é composta por formações complementares para a realização da oficina: Dolores é escritora, formada em História, com pós-graduação em Patrimônio Histórico. Solange tem formação em Administração de Empresas e em Gastronomia pela UNG – Universidade Guarulhos, onde ministra aulas.

Literatura

Confira, a seguir, o trecho do livro, no qual a receita foi inspirada: “As poucas conversas entre os namorados versavam sobre farinha, carne-de-sol, carne-seca, rapadura, melado. Pois esse era o passado de ambos e eles esqueciam o amargor da infância porque esta, já que passou, é sempre agridoce e dá até nostalgia. Pareciam por demais irmãos, coisa que — só agora estou percebendo — não dá para casar. Mas eu não sei se eles sabiam disso. Casariam ou não”?  

Já leu “A Hora da Estrela”? Que tal desvendar o nosso acervo, descobrindo outros títulos da escritora? “Laços de Família”, “Onde Estivestes de Noite: Contos”, “A Legião Estrangeira: Contos”, “O Lustre”, “A Cidade Sitiada”, “Doze Lendas Brasileiras: Como Nasceram as Estrelas”, constam entre as opções por aqui. Sabia que temos também livros falados com textos de Clarice? Confira: “Água Viva”, por exemplo (lido por Dráusio de Oliveira).

Gosta da escrita de Clarice? Fique por dentro das demais atividades inspiradas no centenário da escritora em: https://bvl.org.br/clarice-lispector-e-homenageada-com-atividades-nas-bibliotecas/.

Culinária

Fique, além das dicas de leitura, ainda com a receita, que terá seu preparo detalhado durante a oficina:  

Carne de Sol com Cebola Roxa 

300g de carne de sol 

50g de manteiga de garrafa 

1 cebola roxa média 

Coentro fresco picado Q.B. 

Sal refinado se necessário 

Pimenta do reino preta moída 

Saltear, em um frigideira bem quente, a carne de sol na manteiga de garrafa, corrigir os temperos e decorar com o coentro picado. 

Farofa 

50g de manteiga de garrafa 

100g de farinha de mandioca 

1 cebola cortada em cubos pequenos 

Sal refinado Q.B 

Em uma frigideira, frite a cebola na manteiga de garrafa. Em seguida, adicione a farinha de mandioca e mexa até ficar homogênea. 

Vinagrete 

2 tomates italiano picados em cubos pequenos 

1 cebola pequena picada em cubos pequenos 

1/2 pimentão verde pequeno picado em cubos pequenos 

Coentro fresco picado Q.B 

Vinagre Q.B 

Sal refinado Q.B 

Pimenta do reino preta moída 

Azeite de oliva Q.B 

Misturar todos os ingredientes e temperar bem. Servir com a carne de sol e a farofa. 

Oficina Online Viagem Gastronômica. Clarice Lispector. Com Dolores Freixa e Solange Botura. 10 de dezembro, das 16h às 16h50. Inscrições em: https://bvl.org.br/inscricao. Vagas limitadas.

 

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC