No Clube de Leitura de abril, o “Fim” foi só o começo

0

No clube de abril, que aconteceu na sexta, 26, os participantes se reuniram para conversar sobre o livro “Fim”, de Fernanda Torres. A obra consagra a estreia da atriz na literatura e conta a história de um grupo de cinco amigos cariocas que rememoram as passagens marcantes de suas vidas: festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Uma leitura breve, simples, que aproxima pelas palavras e que gerou diversas discussões durante o Clube de Leitura da BVL.

A impressão geral da obra é a primeira coisa a ser relatada pelos participantes durante o encontro. Neste, ficou claro que o livro não agradou a todos. E foi, a partir deste incomodo, que a discussão seguiu. Refletir sobre os motivos que fazem com que gostemos ou não de um livro, analisar a dificuldade de ler algo que não nos envolveu tanto e o direito de não concluí-lo, levantar pontos que questionamos ou pensamos ser diferentes dos relatados feitos durante a leitura, foram partes importantes do debate. O mais legal foi perceber que até mesmo as obras que não agradam tanto, pode haver riquíssimas discussões e reflexões impulsionadas pelas situações que o livro aborda. Após duas horas de intensa conversa sobre “Fim”, concluiu-se que uma leitura nunca é perdida, ainda mais quando compartilhada!

E fica aqui uma curiosidade: você sabia que existe uma espécie de 10 mandamentos do leitor? Veja que interessante, o direito de não terminar um livro faz parte desta lista. Confira!

579046_555577497801078_1019796756_n

 

E para quem adora desafios e leitura, o Clube do mês de maio propõe um formato diferente. Vamos ler “Angola Janga”, de Marcelo D’Salete, um livro em quadrinhos. Participe!

 

Compartilhe

Deixe um Comentário