/ governosp

Noemi Jaffe estreia o Segundas Intenções Online

0

A escritora Noemi Jaffe foi a nossa convidada do primeiro Segundas Intenções Online, que aconteceu na segunda-feira, dia 25 de maio, às 19h, no Facebook da BVL. O bate-papo, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, reuniu informações e curiosidades sobre a obra mais recente de Noemi, “O que ela sussurra”. 

O livro, que teve seu lançamento de forma online por conta do período de quarenta que estamos vivendo, foi, também, a obra escolhida para debate no Clube de Leitura da Biblioteca de São Paulo neste mês de maio. Quem participou do encontro do Clube, no dia 22, experimentou uma “dobradinha” de contato com a escritora, tendo a oportunidade de relacionar a leitura com as referências, influências e curiosidades que Noemi trouxe para o Segundas Intenções.

Osvaldo foi uma dessas pessoas e compartilhou um pouco da experiência de ter contato com a escrita da obra lida. “O lançamento de Noemi Jaffe é realmente muito bom, o formato agradou bastante e nos remeteu a um período bastante difícil da história da humanidade. E a entrevista no Segundas Intenções complementa novamente a leitura. A visão de uma Escritora, professora e pesquisadora universitária não tem sido comum entre os autores lidos em nossas atividades.”

Para escrever este romance, a autora passou dois anos pesquisando sobre a vida de Nadejda, uma jovem russa que guardou na memória cerca de 300 poemas de seu marido morto pela censura soviética. Noemi desenvolve então, uma narrativa envolvente e poética para contar sobre a vida e obra de um dos mais importantes poetas do século XX,  Óssip Mandelstam, que faleceu em um gulag (um sistema de campos de trabalhos forçados) na Sibéria como inimigo do regime.

Quer conhecer mais sobre a obra de Noemi Jaffe? Ela soma oito livros publicados, além de obras não ficcionais.

  • Todas as coisas pequenas (Hedra, 2005)
  • Quando nada está acontecendo (Martins Fontes, 2011)
  • A verdadeira história do alfabeto (Companhia das Letras, 2012)
  • O que os cegos estão sonhando? (Editora 34, 2012)
  • Írisz: as orquídeas (Companhia das Letras, 2015)
  • O livro dos começos (Cosac Naify, 2016)
  • Não está mais aqui quem falou (Companhia das Letras, 2017)
  • O que ela sussurra (Companhia das Letras, 2020)

Perdeu o bate-papo? É possível conferir o programa completo na nossa página do Facebook, clicando aqui. E você já pode deixar anotado o próximo encontro online do Segundas Intenções: dia 1º de junho, o bate-papo será com a escritora Jarid Arraes, às 19h no Facebook da BSP.

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras