/ governosp

Nélida Piñon é convidada de setembro no Segundas Intenções Online da BVL

0

Nélida Piñon, convidada do Segundas Intenções Online de setembro na BVL, que acontece na segunda, dia 21, às 19h, publicou mais de 25 livros, entre romances, contos, ensaios, discursos, crônicas e memórias. O bate-papo, com mediação do jornalista e crítico Manuel da Costa Pinto, será transmitido ao vivo na página da biblioteca no Facebook (@BVLbiblioteca). Não é necessário fazer inscrição.

Entre suas obras mais conhecidas, estão os romances “A Casa da Paixão”, “A República dos Sonhos” e “Vozes do Deserto”; os ensaios “Aprendiz de Homero” e “Filhos da América”, e as memórias “Livro das Horas” e “Uma Furtiva Lágrima”. Foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras no ano do seu I Centenário. Recebeu os prêmios Juan Rulfo (México), Menéndez Pelayo (Espanha), Casa de las Americas (Cuba), Jorge Isaacs (Colômbia) e Jabuti (Brasil).

Em 2005, pelo conjunto de sua obra, Nélida foi outorgada com o importante Príncipe de Astúrias, sendo o primeiro escritor de língua portuguesa a receber essa láurea. Recebeu diversos títulos de Doctor Honoris Causa, entre eles o da Universidade de Poitiers, França, Universidade de Montreal, Canadá, UNAM, do México, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, Rutgers, EUA.

Foi Catedrática da Universidade de Miami e visiting-professor das universidades de Harvard, Columbia, John Hopkins e Georgetown, entre outras. Em 2012, foi nomeada Embajadora Iberoamericana de la Cultura. Em 2015, na qualidade de primeira brasileira, assumiu a Cátedra José Bonifácio pertencente a Universidade de São Paulo-USP.

Segundas Intenções Online com Nélida Piñon. Mediação de Manuel da Costa Pinto. Dia 21 de setembro, às 19h. Transmissão ao vivo na página da biblioteca no Facebook. Não é necessário fazer inscrição.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras