Música enquanto lê?

0

Há quem se negue totalmente a escutar música enquanto lê um livro, por não querer se distrair, se confundir, concentrar-se na letra da música em vez de prestar atenção na história. Seria uma falta de respeito com o escritor e com o músico, é o que pensam. Cada tipo de arte tem o seu momento e se normalmente não lemos um livro enquanto olhamos um quadro, por que ouvir música enquanto lemos?

Por outro lado, há quem não consiga ler sem ouvir uma musiquinha. Aliás, algumas histórias têm até trilha sonora, como o livro Alta fidelidade, de Nick Hornby. Tem também quem ouve todas as músicas citadas em cada linha, tendo assim uma experiência sensorial combinada à leitura.

Recentemente, o The Guardian abriu uma nova seção em seu site chamada justamente Mixtape Literária. É como um jukebox virtual em que autores sugerem algumas músicas para ouvir enquanto se lê ou então dividem uma playlist do Spotify com canções que servem de fundo para alguns romances.

Mas existem gêneros musicais que se associam à literatura? Com certeza existem afinidades de ritmo, som e intensidade, mas a regra áurea é aquela de dar preferência à composições instrumentais para não se distrair.

Se o livro escolhido é um thriller, é aconselhável ouvir alguma coisa mais orquestrado. As baladas são para os romances água com açúcar. As trilhas sonoras de filmes, para romances biográficos. Histórias de viagem ou fantasia vão muito bem com rock instrumental ou música eletrônica. Mas de modo geral, qualquer música que emociona casa muito bem com um livro e, como qualquer experiência emocional, não existem regras definidas.

E vocês? Costumam ouvir música enquanto leem?

 

Fonte: Il Libraio

Compartilhe

Deixe um Comentário

quinze + 3 =