/ governosp

Maria Valéria Rezende compartilha histórias de vida no Segundas Intenções Online

0

A noite de segunda-feira, 27 de julho, foi marcada pela transmissão do programa Segundas Intenções na página do Facebook da BVL. Com os encontros transmitidos pela rede social, conseguimos atravessar fronteiras, chegando até João Pessoa (PB) para contar com a presença da escritora Maria Valéria Rezende. Com duração de uma hora e meia, o bate-papo nos levou em uma viagem pela história de vida e curiosidades do processo criativo da autora, que nasceu em Santos (SP), onde viveu até os 18 anos.

Maria Valéria integrou a direção nacional da Juventude Estudantil Católica e entrou para a Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho em 1965. Graduou-se em Língua e Literatura Francesa, em Pedagogia, é mestre em Sociologia e trabalhou com educação popular, atuando em diversos lugares do mundo. Nesta caminhada, conheceu diferentes países, pessoas, culturas e foi descobrindo, na vida real, personagens, temas para contos e adquirindo vivências que, com o tempo, foi levando para as páginas de seus livros.

Ela, que estreou na literatura em 2001 com a obra “Vasto mundo”, salientou que que a escrita sempre esteve presente em sua própria história: “Eu nem me lembro quando comecei a escrever. Venho de uma família onde havia livros por todos os lados e escritores por todos os lados. Eu cresci achando que escrever era algo que todo mundo fazia na vida”. 

Com várias obras publicadas, ela não pára de escrever. E, neste período de distanciamento social, produziu um conto sobre a pandemia e compartilhou durante o encontro online conduzido pelo jornalista Manuel da Costa Pinto. Confira aqui o bate-papo completo e divirta-se com as histórias dessa escritora brasileira. 

E fique por dentro das nossas atividades, pois tem mais encontros do Segundas Intenções vindo por aí (tanto na BVL, quanto na programação online da Biblioteca de São Paulo): 

Tony Bellotto, dia 3 de agosto, das 19h às 20h na página do Facebook da BSP.

Gregorio Duvivier, dia 10 de agosto, das 19h às 20h, na página do Facebook da BVL

Jarid Arraes, dia 31 de agosto, das 19h às 20h na página do Facebook da BSP.

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC