/ governosp

Textos inéditos de Graciliano

0

capa_cangaços

A editora Record acaba de lançar o livro Cangaços, coletânea de artigos inéditos do romancista e jornalista Graciliano Ramos (1892-1953) publicados entre 1931 e 1941 na imprensa de Alagoas e Rio de Janeiro.

Dentre os textos, que tratam do movimento cangaceiro e do “banditismo sertanejo”, uma entrevista ficcional com Lampião, escrita para a revista Novidade, publicação de 1931, em Maceió, que reunia intelectuais como Graciliano, José Lins do Rego, Aurélio Buarque de Holanda e Jorge de Lima.

O material, organizado por Thiago Mio Salla e Ieda Lebensztayn, revela a reação violenta de uma população oprimida pela violência dos poderosos e traz a reflexão do autor sobre a sociedade brasileira.

“Esses textos sobressaem por seu olhar ferino em relação ao sensacionalismo da imprensa, ao falseamento da realidade pelos discursos do poder, à construção de heróis mistificadores. Abrindo para a compreensão dos impasses inerentes ao cangaço, deixam ver a necessidade e os limites da mediação pelas palavras, pela arte num mundo de violência”, afirmam os organizadores.

Fonte: Comunique-se

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras