Ler melhora funções do cérebro

0

OMG - this book is far more serious than I thought it would be...

Ler é sempre um ótimo passatempo, favorece a imaginação e rende boas horas de entretenimento. O que talvez você não saiba é que um livro pode trazer benefícios muito maiores: de acordo com um novo estudo eles não mudam somente as emoções, mas também o funcionamento do cérebro.

Pesquisadores americanos usaram scanners de ressonância magnética para identificar redes cerebrais associadas à leitura de histórias e perceberam que certas alterações no estado de descanso duram alguns dias após a leitura de uma obra de ficção. O objetivo era resolver o mistério de como os contos entram na cabeça das pessoas e seus efeitos.

Doze estudantes participaram do experimento por 19 dias lendo a mesma novela, Pompeii, de Robert Harris. O livro foi escolhido por sua narrativa envolvente.

Nos primeiros cinco dias, os voluntários eram escaneados e deveriam ler 30 páginas da obra todas as noites. Depois, eles voltavam ao laboratório para passar mais uma vez pelo scanner e responder a uma pesquisa para assegurar que haviam lido o livro.

Os resultados revelaram alta conectividade no córtex temporal esquerdo, área que é associada com a percepção da linguagem.

Fonte:  Cenário MT.

Compartilhe

Deixe um Comentário

três × 2 =