Laurentino Gomes na BVL

0

O escritor Laurentino Gomes participou de um evento para convidados na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) nesta terça-feira, 15 de março, às 16h30. Era para o lançamento do Era uma vez…Brasil, projeto de arte-educação voltado para adolescentes do oitavo e do nono ano da rede pública municipal de ensino e que vai ser realizado nas cidades de Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Novo Horizonte (SP) e Belo Jardim (PE).

O programa tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais. Nesta edição, tema é a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil, tendo como base o livro 1808, escrito pelo jornalista. “Este é um projeto inovador pois envolve o ensino de história. E a história tem uma função social de construir identidade e cidadania. A partir dela, sabemos quem somos nós, o que fomos e o que gostaríamos de ser”, disse Gomes.

Ele contou que ao final do projeto, cem estudantes vão ser escolhidos de um total de 10 mil alunos para participar de um intercâmbio cultural de dez dias em Lisboa. Na capital portuguesa eles vão percorrer os caminhos da corte antes da chegada ao Brasil.

Entre os patrocinadores do programa estão a Estácio, Bateria Moura, Usina Estiva. O apoio cultural é da CVC e a realização da Origem Produções e do Ministério da Cultura. Como parceiros do projeto estão a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), Embaixada de Portugal no Brasil, Embaixada do Brasil em Portugal e Instituto Camões.

Compartilhe

Deixe um Comentário

11 + 17 =