Iniciativa tenta recuperar cidade

0
write_a_house_detroit

Foto: Write a House

Detroit converteu-se em um grande exemplo dos tempos modernos. A cidade, conhecida por ser uma das mais importantes dos Estados Unidos devido à pujante indústria automobilística, foi vítima da crise econômica que assola o país e teve sua derrocada final nos últimos anos. Detroit é hoje um lugar fantasma, cheio de lugares abandonados e decadentes.

Devido a esta situação, a cidade tem pensando em uma série de iniciativas para sair da crise. Uma delas está destinada aos escritores. O programa, chamado Write a House, está sendo organizado por um grupo de escritores e ativistas locais que usam o tempo livre para restaurar casas vazias e depois as utilizam como atrativo para que outros escritores morem nelas. “É como um programa de escritores residentes, só que neste caso estamos dando a casa para eles”, afirmam.

Com a recuperação dos espaços, o grupo quer também impulsionar a literatura e a criação artística. Os escritores interessados precisam mandar três páginas com um texto próprio, um currículo de não mais que duas páginas e uma declaração que explique as razões pelas quais gostaria de se mudar para uma casa em Detroit. O programa pede ainda um extrato bancário que demonstre que o interessado não está simplesmente fugindo de dívidas.

O Write a House não impede que escritores de outras nacionalidades que não a norte-americana participem da iniciativa, mas deixa claro que não prestará qualquer tipo de auxílio em relação à obtenção de visto.

Se o interessado for escolhido, terá que viver em Detroit por dois anos. O programa busca criar uma comunidade literária na cidade e evitar assim que ela continue a perder habitantes.

Conheça o site: http://writeahouse.org/

Compartilhe

Deixe um Comentário

16 − 6 =