Gregório de Matos é o tema da primeira aula do Curso de Literatura Pré-vestibular

0

As dificuldades de quem está se preparando para prestar a Fuvest costumam ser muitas. A BVL dá uma “mãozinha” nos estudos, com o Curso de Literatura Pré-vestibular, que teve início hoje, 16 de abril, com sala lotada. Importante inclusive lembrar que as vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada. Mas quem perdeu o primeiro encontro, comandado pela professora Naiara Costa dos Santos, pode participar dos próximos. que acontecem sempre das 15h às 17h.

Nessa aula inaugural do curso, Naiara se baseou nos poemas de Gregório, também conhecido como Boca do Inferno ou Boca de Brasa. Considerado um dos poetas satíricos mais importantes da Literatura em língua portuguesa no período colonial, o autor é um dos ícones do barroco brasileiro. Naiara baseou a explanação, cheia de referências da atualidade para facilitar a compreensão dos jovens (Tinder, séries de TV etc.), na obra “Poemas escolhidos”, do autor, e leu vários trechos de poemas para os alunos. A professora procurou, sobretudo, elucidar questões relevantes na produção do escritor como a crítica a tudo e todos (incluindo o clero e a nobreza) e o erotismo, entre outras.

Confira os temas das próximas aulas: “A relíquia”, de Eça de Queiros (23 de abril); “O cortiço”, de Aluísio Azevedo (30 de abril); “Quincas Borba”, de Machado de Assis (7 de maio); “Angústia”, de Graciliano Ramos (14 de maio); “Sagarana”, de Guimarães Rosa (21 de maio); “Claro enigma”, de Carlos Drummond de Andrade (28 de maio); “Minha vida de menina”, de Helena Morley (4 de junho) e “Mayombe”, de Pepetela (11 de junho). Todas obras de leitura obrigatória para a Fuvest.

 

Compartilhe

Deixe um Comentário