Férias na BVL!

0

As férias de julho chegaram e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) preparou uma programação especial com oficinas ligadas à cultura maker, onde a proposta é estimular o “faça você mesmo”. Todo fim de semana, uma atividade diferente com foco na inovação, colaboração e criatividade. De forma lúdica e divertida, as oficinas apresentam o mundo da robótica, arte e tecnologias digitais. Venha construir, modificar e dar movimento a diversos objetos, brinquedos e criações. Veja a programação completa!

 

POSSO CRIAR UM VIDEOGAME!

Já imaginou inventar um jogo no computador e publicá-lo para todo mundo poder jogar? Vamos criar um PacMan, um labirinto com bolinhas para comer, inimigos para escapar, vidas para ganhar e tempo para terminar, através de linguagem visual de lógica em blocos, gratuita, com versão em português, desenvolvida pelo MIT.

  • Sábado, 1º de julho, das 14h30 às 16 horas.

Com Moisés e Gisele Zylbersztajn. Indicado para crianças a partir de 8 anos.

 

ROBÔS DESENHISTAS

Componentes de baixo custo fazem um pequeno robô colorido e artesanal, que rabiscam em papeis grandes no piso.

  • Sábado, 8 de julho, das 14 às 16 horas.

Com Garoa Hacker Clube. Indicado para crianças a partir de 5 anos.

 

EXPOSIÇÃO ROBÔS E BRINQUEDOS MECATRÔNICOS

Diferentes tipos de aparelhos de mecatrônica para mostrar, comentar, reprogramar. Impressora 3D, robôs seguidores de linha, animatrônicos de papelão, braços robóticos, e outros.

  • Sábado, 8 de julho, das 14 às 16 horas.

Com Hackerspace Itinerante.

 

MAKEY-MAKEY

O Makey Makey é um hardware semelhante ao Arduino Leonardo, que transforma em um teclado qualquer objeto condutor de energia elétrica que pode ter sido plugado a ele. É uma forma fácil e divertida de começar a trabalhar com programação e hardware.

  • Sábado, 15 de julho, das 14 às 16 horas.

Com Hackerspace Itinerante.

 

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL DE CASINHA DE BONECA

Montagem de circuitos eletrônicos básicos para meninas e meninos, em cima de casinhas de boneca, visando iluminar, eletrizar, decorar, automatizar. Circuitos simples de estudos, usando conexões eletrônicas com massa de modelar, bases de papelão, lápis, programação com Arduino, e outros materiais familiares.

  • Domingo, 16 de julho, das 13h30 às 15h30.

Não é necessário inscrição. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Com Hackerspace Itinerante.

 

ANIMANDO PERSONAGENS COM ARDUINO

A oficina de animação de personagens traz, de maneira lúdica e divertida, explicações sobre os conteúdos da física e da eletrônica. Tudo isso através da placa Arduino, que ajuda milhares de pessoas no mundo que precisam de ajuda para desenvolver seus projetos acadêmicos, pessoais e profissionais de maneira fácil e totalmente open-source. Indicado para crianças a partir de 10 anos.

  • Sábado, 22 de julho, das 13 às 14h30.

Não é necessário inscrição. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Com Igor Vac, Fablab Livre SP.

 

INTRODUÇÃO À ELETRÔNICA COM ARDUINO

Esta oficina mostra que a física e a eletrônica não precisa ser difícil. Vamos aprender a utilizar a placa de desenvolvimento Arduino, que ajuda milhares de pessoas no mundo que precisam de ajuda para desenvolver seus projetos acadêmicos, pessoais e profissionais de maneira fácil e totalmente open-source.

  • Sábado, 22 de julho, das 14h30 às 16 horas.

Com Igor Vac, Fablab Livre SP. Indicado para adolescentes a partir de 14 anos.

 

ROBÓTICA: CONSTRUA E PROGRAME!

Talvez você já tenha brincado com Lego em casa ou na escola, mas você sabia que Lego é muito mais que um brinquedo? É possível, por exemplo, dar movimento às montagens e também aprender muito com os bloquinhos. Que tal construir, programar e testar seu próprio carrinho para participar de uma corrida?

  • Sábado, 29 de julho, das 14 às 16 horas.

Com Fabrício Laurenti. Indicado para crianças de 7 a 15 anos.

 

Todas as atividades são gratuitas, não precisam de inscrição e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Compartilhe

Deixe um Comentário

11 + 20 =