/ governosp

Faça um jogo de origem africana no Pintando o 7 desta semana!

0

Você já ouviu falar em um jogo chamado Mancala? Esse nome diferente é, na verdade, uma designação genérica de jogos de tabuleiro utilizados na África, mas que possuem diversas semelhanças no conjunto. Estudiosos já identificaram mais de 200 tipos diferentes de Mancalas com registros de 3500 a 4 mil anos atrás. Bem antigo, não é?!

Em cada região, essa categoria de jogo pode ter um nome diferente, mas o comum a todos eles é a importância de usar o raciocínio. Então, vamos colocar a “mão na massa” para construir o nosso e depois colocar o “cérebro” para trabalhar na hora de jogar!

Você vai precisar de:
  • 2 folhas de papel sulfite
  • caneta
  • fita crepe (pode ser durex ou cola)
  • 48 grãos de feijão
    1 Mancala - Materiais

Passo 1

Coloque as folhas de sulfite na horizontal e una as duas pontas com a fita crepe, formando um grande retângulo como no modelo abaixo:

2 - Mancala como fazer 1

Passo 2

Vire a folha, deixando a emenda da fita para baixo e desenhe seis círculos em cada um dos lados, além de um em cada uma das pontas, como no modelo.

3 - Mancala como fazer 2

 

Passo 3 

O jogo é para duas pessoas, que devem escolher um lado e uma das bolinhas da extremidade do tabuleiro (chamadas de Kallahs). Distribua quatro grãos de feijão nos círculos laterais do tabuleiro, mantendo os das pontas, vazios.

4 - Mancala como jogar 1

Seu tabuleiro está pronto e a brincadeira já pode começar!

Regras do jogo:

  • O primeiro jogador vai escolher uma de suas casas, recolher todas as sementes dela e iniciar a jogada, distribuindo, no sentido anti-horário, uma semente em cada casa.
  • Se, ao mover as sementes, a última cair na Kallah de quem está jogando, essa pessoa tem o direito de jogar novamente. Do contrário, termina a rodada do primeiro participante e o próximo dá sequência na partida.
  • Nestas movimentações, não é permitido colocar sementes na Kallah do adversário.
  • Se a última semente da rodada ocupar uma casa vazia do seu lado do tabuleiro, você pode capturar todas as sementes da casa oposta do seu adversário, ou seja, a da frente, mais a sua. Colocando todas as sementes capturadas na sua Kallah.
  • O jogo termina quando um participante não tem mais sementes para “semear”. O jogador que tiver “capturado” mais sementes é o ganhador.

Ainda ficou com dúvidas? Assista aqui um vídeo que pode te ajudar a começar a brincadeira em casa.

E já que estamos falando de jogos de origem africana, aproveite este momento para conhecer mais sobre a cultura deste continente com uma boa história. Assista aqui um episódio da série “Na minha casa cabe o mundo inteiro” que faz parte da Hora do Conto Online da BVL.

Depois, compartilhe com a gente, em fotos e vídeos, como foi a brincadeira por aí! É só publicar nas redes sociais, usando as hashtags #culturaemcasa e #BVL.
Importante lembrar que a BVL está com atividades presenciais suspensas. Para mais informações, acesse nossas redes sociais.
Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras