Exposição Vilanova Artigas – A mão livre do vovô

0

No dia 18 de julho acontece, na BVL, a abertura da exposição Vilanova Artigas – A mão livre do vovô, reunião de desenhos feitos por este importante arquiteto brasileiro, cujo centenário de nascimento se comemora neste ano. O diferencial das imagens é que elas foram feitas para e com os netos, que pediam ao avô que desenhasse máquinas, objetos e animais.

Confira um pouco do que virá:

 

Sobre:

João Batispa Vilanova Artigas nasceu em Curitiba em 23 de junho de 1915. Mudou-se para São Paulo e se formou arquiteto na Escola Politécnica da USP, em 1937. Foi fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1948, na qual liderou, mais tarde, em 1962, movimento para a reforma do ensino que influenciou outras faculdades de arquitetura no Brasil.

Foi membro do Partido Comunista e militante de movimentos populares e, por isso, perseguido pela ditadura militar. Foi cassado em 1969 por força do AI-5. Sua obra foi duas vezes premiada internacionalmente (Prêmio Jean Tschumi – 1972 e Prêmio Auguste Perret – 1985, postumamente). Sua maneira de projetar segue influenciando arquitetos até hoje e, por este motivo, foi reconhecida por alguns críticos como uma verdadeira escola, a chamada Escola Paulista.

Entre os 700 projetos que produziu durante sua carreira, destacam-se: Edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; o conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, em Guarulhos; e o Estádio do Morumbi.

 

Mais infos: http://bit.ly/1Nm80To

Compartilhe

Deixe um Comentário

17 − 10 =