Exposição Caderno de Artista

0

Até o dia 1º de março a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) exibe a mostra Caderno de Artista, reunião de desenhos do escritor e ilustrador Rubens Matuck que retratam um pouco da diversidade cultural dos biomas, da fauna e da flora brasileiras ao longo de 35 anos de andanças pelo País.

Viajar pelo Brasil – passou por Goiás, Pantanal, Paraná, Amazônia, Rio Grande do Sul e São Paulo – foi uma das formas que Matuck encontrou para entender o que é a mistura construída pelas diferentes culturas.

O projeto foi enriquecido por meio da convivência com os biólogos e ecologistas Nícia Wendell de Magalhães e João Paulo Capobianco, com os quais viajou e conheceu a diversidade do meio ambiente do Brasil.

“Quando conheci o trabalho da Dra. Nícia no Pantanal, fiz um caderno singelo e pude constatar o belíssimo trabalho que ela fazia no local. Depois fiz um segundo, desta vez no Pantanal do norte, na área do Rio Jauru. Muitos anos depois, a convite do arqueólogo Paulo Zanettini, fui para Vila Bela da Santíssima Trindade, próximo de Cuiabá, e fiz um terceiro caderno sobre o rio Guaporé, localizado na região norte do Pantanal mato-grossense, fechando o círculo”, comentou Matuck.

Confira algumas fotos dos trabalhos:

Compartilhe

Deixe um Comentário

1 × três =