Carregando eventos

« Todos os eventos

  • Este evento já ocorreu.

Dia Internacional do Livro

abril 21 às 10:00 - 17:00

|Evento Recorrente (Ver todos)
Todo dia até 22 de abril de 2018
| Gratuito

Navegação dos eventos

Abril é um mês muito especial para os leitores. Celebramos o Dia Internacional do Livro e o nascimento de um grande escritor da literatura infantojuvenil: Monteiro Lobato. Oportunidade para comemorar não falta, por isso a Biblioteca Parque Villa-Lobos promove um fim de semana especial com ações cujo o tema central será o livro e a literatura. Além de oficinas e contação de histórias, integra o evento a Ocupação literária Banho de Leitura, uma iniciativa do Goethe-Institut com realização da MUDA Práticas culturais e educativas.

 

  • Sábado e domingo, dias 21 e 22,  das 10 às 17 horas.

Não é necessário inscrição.

 

Programação:

 

LÊ NO NINHO

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

  • Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15.

Com equipe BVL.

Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

 

HORA DO CONTO

Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário inscrição.

  • Sábado e domingo, às 16 horas.

21 – O reformador do mundo, de Monteiro Lobato. (em homenagem ao aniversário do escritor). Com a Cia. Hespérides.

22 – Por que o céu é tão longe, recontados por Dawn Casey. Com a Cia. Duo Encantado.

 

SARAU NA BVL (CANCELADO!)

Neste mês, a BVL recebe o Sarau do MISC (Manancial de Interligação de Projetos Sociais e Culturais). Existente desde setembro de 2012, já se apresentaram mais de mil artistas periféricos e outros grupos adjuntos em vários pontos e comunidade de São Paulo.

  • Sábado, dia 21, das 12 às 17 horas.

Organização: Mauricio dos Santos Lima.
Não é necessária inscrição.

 

OFICINA: ESTE É O MEU LIVRO! CRIAÇÃO, ILUSTRAÇÃO E MONTAGEM.

  • Sábado, dia 21: das 11h30 à 13 horas e das 14 às 15h30.

11h30 à 13h – A atividade tem o objetivo de introduzir crianças de 5 a 8 anos no universo dos livros, criar interesse e carinho através da criação do personagem com todas suas características emocionais e visuais, o desenvolvimento da história desse personagem até a ilustração e montagem de um livrinho.

14h às 15h30A atividade tem o objetivo de  introduzir crianças de 9 a 12 anos no universo da criação de livros desde o roteiro até a ilustração, diagramação e responsabilidades entre quem escreve a história e quem ilustra. Demonstrando um pouco de como nasce o livro, incentivando assim, a produção de novas histórias por autores e ilustradores mirins.

Com Carolina Drummond, artista plástica e design gráfico.

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

 

DOMINGO NO PARQUE

Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos.

  • Domingo, dia 22, das 11 às 16 horas.

Com a Cia. Farnel de Artes.

Não é necessário inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

 

OCUPAÇÃO LITERÁRIA BANHO DE LEITURA

  • Domingo, dia 22, das 11 às 16 horas.

Intervenção cênica-literária com uma proposta lúdica: ler numa banheira, ao ar livre. As pessoas são convidadas à experiência de ler relaxadamente dentro de uma banheira cheia de almofadas e livros, no conforto da sombra de um guarda-sol e em cadeiras de praia ao redor.

Comemorando a Semana da Língua Alemã e o Dia Internacional do Livro, ambos em abril, a seleção de obras de poesias, poemas, contos, crônicas, ficção e romances e literatura infanto-juvenil, traz também obras de autores alemães, traduzidas e originais, para pessoas de todas as idades que querem vivenciar a experiência da leitura de forma descontraída e agradável.

Clássicos de Goethe, Brecht, Thomas Mann, Herman Hesse, Gunther Grass, Hannah Arendt, Rainer Maria Rilke, Irmãos Grimm e de autores contemporâneos como Bernhard Schlink, Herta Muller, Petra Hammesfahr, Ingo Schulze, Thomas Brussig, Juli Zeh, são alguns dos autores alemães de obras disponibilizadas para leitura no local.

A iniciativa é do Instituto Goethe e da Biblioteca do Parque Villa-Lobos com realização da MUDA Práticas culturais e educativas.

Na mediação literária, Cynthia Domenico (bilíngue alemão-português) e Aílton Guedes (português). No Parque Villa-Lobos, próximo à Biblioteca. Não é necessário inscrição.

Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

 

OFICINA: ONDE AS HISTÓRIAS SE ESCONDEM

  • Domingo, dia 22, das 14 às 15h30.

As histórias estão em todos os lugares: nos livros, nos objetos do dia a dia, nos quadros, no que a gente come e até dentro da nossa cabeça. Basta um pouco de curiosidade e alguns segundos de inspiração para conseguir encontrá-las.
Nesta oficina vamos enxergar os contos de fadas logo ao acordar, bem em cima do nosso criado-mudo. Vamos descobrir personagens nas barraquinhas da feira; desvendar as personagens encantadas nas obras de arte; inventar criaturas para morar nos livros e contar muitos causos cheios de seres imaginários e lugares encantados.

Com Maria Amália Camargo, tradutora de literatura infantil e juvenil e autora de 16 livros, entre eles: Romeu suspira, Julieta espirra (Salamandra); Salada de Letrinhas (Caramelo) e Com quantos pingos se faz uma chuva (Ôzé).

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Detalhes

Data:
abril 21
Hora:
10:00 - 17:00
Preço:
Gratuito
Categoria de Evento:

Organizador

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Telefone:
(11) 3024-2500
Email:
Website:
https://www.bvl.org.br/

Local

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, São Paulo, São Paulo Brazil
+ Google Map
Website:
https://www.bvl.org.br