Em setembro, Guimarães Rosa ganha ciclo de eventos em homenagem aos 60 anos de “Grande Sertão: Veredas” e “Corpo de Baile”

0

As Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos, instituições do Governo do Estado, serão palco de diversas atividades envolvendo o escritor Guimarães Rosa. “Infinitamente Rosa”, realizado em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB), promove, entre os dias 3 e 30 de setembro, conferências, mesas redondas, oficinas, contações de histórias e clubes de leitura.

O ciclo de evento homenageia duas consagradas obras de Guimarães Rosa que completam 60 anos de lançamento em 2016: Grande Sertão: Veredas e Corpo de Baile. Todas as atividades são gratuitas e visam disseminar e apresentar as características e curiosidades sobre o escritor brasileiro. Confira as atrações:

A Biblioteca Parque Villa-Lobos promove a Oficina de Leitura João Guimarães Rosa. Realizada aos sábados, entre os dias 3 e 15 de setembro, das 15h00 às 17h00, a atividade apresentará a sonoridade, a entonação e a compreensão das palavras utilizadas pelo escritor. Serão lidas páginas das novelas “Campo Geral Uma História de Amor”, “A Estória de Lélio e Lina”, “O Recado do Morro”, “Dão Lalalão”, “Cara de Bronze” e “Buriti”, do livro Corpo de Baile. Indicado para maiores de 18 anos, não é necessário de inscrever para participar e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Nos dias 14 e 15 de setembro, a partir das 16h30, a Biblioteca de São Paulo oferece a Oficina de Narração Oral, com textos de Guimarães Rosa. Os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a grande oralidade presente no texto de Rosa, por meio de pequenas vivências de escuta da narração oral de trechos de suas obras. Indicado para maiores de 15 anos, os interessados podem se inscrever pelo email agenda@bsp.org.br ou no balcão de atendimento da Biblioteca até o dia 12 de setembro.

O Grupo Miguilim – contadores de histórias de Cordisburgo (MG), são convidados a contar histórias nos dias 17 de setembro, na Biblioteca de São Paulo, às 15h00, e no dia 18, na Biblioteca Parque Villa-Lobos, às 11h30. O repertório inclui trechos e contos dos livros Sagarana, Corpo de Baile, Grande Sertão: Veredas e Primeiras Estórias. Não é necessário inscrição. Criado em 1995, o grupo narra apenas histórias de Guimarães Rosa.

O Clube da Leitura também será especial. Neste mês, os participantes serão convidados a ler Grande Sertão: Veredas,uma das principais obras da literatura brasileira, poderão compartilhar suas impressões e discutir detalhes e curiosidades sobre o escritor. As atividades ocorrem no 28 de setembro na Biblioteca Parque Villa-Lobos e no dia 30, na Biblioteca de São Paulo, ambas às 15h00.

 

Outros espaços

A programação do “Infinitamente Rosa” inclui ainda atividades em outros espaços: no dia 17 de setembro, haverá narração de “Corpo Fechado” do livro Sagarana. Será às 20h30, no Paço do Baobá (Rua Michael Kalinin, 64 – Butantã) com Dôra Guimarães e Tiago Goulart. O Auditório Ariosto Mila, na FAU USP, receberá entre os dias 13 e 15 de setembro conferências e mesas de discussão sobre Guimarães Rosa e suas obras. Mais informações pelo email arquivoieb@usp.br ou pelo telefone (11) 3091-3427.

 

Serviços:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

www.bvl.org.br

Endereço: Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.

 

Biblioteca de São Paulo

www.bsp.org.br

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul

Telefone: (11) 2089-0800

Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.

Compartilhe

Deixe um Comentário

13 + cinco =