/ governosp

Em oficina online, Renan Inquérito ensina as bases da poesia concreta e visual

0
Foto: Marcio Salata

O rapper e poeta Renan Inquérito

Já estão abertas as inscrições para a oficina online “Poesia para Encher a Laje”, com o rapper, poeta e arte-educador Renan Inquérito, que acontece na BVL de 14 a 16 de julho, das 19h às 21h. Para participar, basta preencher formulário no site da biblioteca e aguardar confirmação por e-mail. As vagas são limitadas.

Em três encontros, Renan vai mostrar aos participantes as bases da poesia concreta e seus principais autores. O artista apresenta também poemas visuais de sua autoria, que exploram as relações entre o concretismo presente na literatura e a concretude existente no rap, originária das ruas e do cotidiano da periferia.

Segundo o autor, “a laje é o mirante da quebrada” e, “assim como a laje, a poesia é teto e também é chão”. Com isso, os participantes partem de suas próprias experiências para construir suas lajes poéticas e visuais. Pois, como ele mesmo escreve, “só quem encheu a laje vai poder tomar sol”.

Veja, a seguir, o programa do curso:

Dia 14/07

– Panorama sobre a poesia concreta e visual: exemplos e autores relacionados.

– Panorama sobre a produção da literatura marginal e periférica: exemplos e autores relacionados.

– “Poesia pra encher a laje”: quando a poesia concreta e visual encontra a literatura marginal e periférica.

Dia 15/07

– O processo de criação na concretude do cotidiano: exemplos e experimentações.

Dia 16/07

– O processo de criação na concretude do cotidiano: exemplos e experimentações.

Renan utiliza a música e a literatura como ferramenta de transformação e interferência social. Universidades, presídios e bibliotecas são territórios comuns para sua arte. Suas letras já foram temas de vestibulares e são frequentemente utilizadas em aulas e livros didáticos, provando a afinidade do rap com a poesia e a literatura.

Ele escreveu os livros “#Poucas Palavras” (2011) e “Poesia Pra Encher a Laje” (2016). Além dos palcos, percorre escolas e unidades da Fundação CASA, realizando saraus, shows, debates e oficinas.

Oficina online “Poesia para Encher a Laje”. Dias 14, 15 e 16 de julho, das 19h às 21h. Carga horária: 6 horas. Indicado para maiores de 15 anos. Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao. Vagas limitadas.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC