Do Atari ao Candy Crush: BVL oferece oficina sobre a evolução dos games

0

Os fãs de games e tecnologia ganharão programação especial nas Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos ao longo do mês de julho. As instituições, mantidas pela Secretaria da Cultura do Estado, oferecem três atividades gratuitas envolvendo jogos, literatura, tecnologia e produção audiovisual. O produtor Felipe Parra ministra o curso de produção audiovisual e ensina técnicas para aprimorar os vídeos, enquanto o jornalista João Varella fala da evolução dos videogames, história e tecnologia passando por modelos clássicos do Atari, além dos jogos Pong, Pacman, Sonic e outros até chegar no Candy Crush Saga. Confira:

 

 

Biblioteca de São Paulo

Na BSP, o Curso de Produção Audiovisual para Web será realizado nas terças-feiras, entre 5 e 26 de julho. Das 14h30 às 17h30, o produtor musical, compositor e roteirista Felipe Parra abordará aspectos conceituais, técnicos e criativos para melhorar as produções em vídeo. Ao final, os participantes deverão produzir conteúdo, utilizando a teoria apresentada. Indicado para maiores de 15 anos, para participar basta enviar email para agenda@bsp.org.br ou se dirigir ao balcão de atendimento da biblioteca até o dia 1 de julho.

 

Na área há mais de 10 anos, Felipe Parra trabalha compondo trilhas-sonoras para o cinema, televisão e publicidade em seu estúdio, o Capitão Foca. Já coordenou a pós-produção de áudio de longas-metragens como o documentário ‘O Acre Existe’, a série de TV ‘Viajandona’ do Multishow e diversas outras produções. Também atua como consultor de vídeos em agências de publicidade e relações públicas. É professor de produção audiovisual no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e da SPDS – São Paulo Digital School.

 

No domingo, dia 10, a atividade Games e Literatura apresentará alguns dos maiores clássicos da literatura por meio do jogo, trabalhando a intersecção entre jogos digitais e livros. Serão apresentadas as obras 1984, de George Orwell e A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Realizada das 10h às 17h, a atividade é indicada para maiores de 10 anos e será coordenada pelo Game Arte. Não é necessário inscrição.

 

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Na BVL, o jornalista João Varella coordenará a oficina A Evolução Artística dos Videogames, aos sábados, entre os dias 9 de julho e 6 de agosto. Das 14h30 às 17h30, serão apresentados diversos aspectos que envolvem o tipo de narrativa dos jogos eletrônicos, tecnologia, economia e até que ponto tais fatores influenciam os games. Os encontros incluem clássicos do Atari como o Pong e Pacman, técnica japonesa de produção, por meio de jogos como Super Mario Bros e Sonic, passando pelo Playstation e realidade virtual como Guitar Hero e Candy Crush Saga.

 

Para participar basta ter mais de 15 anos e enviar um email para agenda@bvl.org.br ou comparecer ao balcão de atendimento até o dia 7 de julho. Varella é jornalista, fundador da editora Lote 42 e já atuou em diversos veículos como IstoÉ Dinheiro, El Economista América, Gazeta do Povo, entre outros.

 

Os espaços oferecem ainda outras atividades envolvendo diversos temas. Para a programação completa acesse www.bsp.org.br e www.bvl.org.br.

 

 

Serviços

Biblioteca de São Paulo

Curso de produção audiovisual para web – com Felipe Parra

Data: Terças-feiras, 5, 12, 19 e 26 de julho

Horário: 14h30 às 17h30

Local: auditório

Inscrições: A partir de 15 anos, pelo e-mail agenda@bsp.org.br ou no balcão de atendimento da biblioteca até o dia 1 de julho.

 

 

Games e Literatura – com Game Arte

Data: domingo, 10 de julho

Horário: 10h às 17h

Local: auditório

A partir de 10 anos

 

Parque da Juventude

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul

Telefone: (11) 2089-0800

Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.

 

 

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Oficina: A evolução artística dos videogames – com João Varella

Data: Sábados nos dias 9, 16, 30 de julho e 6 de agosto

Horário: 14h30 às 17h30

Local: sala criatividade 3

Inscrições: A partir de 15 anos, pelo e-mail agenda@bvl.org.br ou no balcão de atendimento da biblioteca até o dia 7 de julho.

 

Endereço: Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros.
Telefone: (11) 3024-2500.
De terça a domingo, das 9h30 às 18h30

Compartilhe

Deixe um Comentário

dois × quatro =