/ governosp

Dia do Bibliotecário: celebre conosco o trabalho desse profissional!

0

Comemorado em 12 de março, o Dia do Bibliotecário é boa oportunidade para compartilharmos um pouco do trabalho realizado por esse profissional que contribui para estabelecermos nossas conexões com a literatura e muito mais. Na BVL, contamos com uma equipe preparada para levar até você o melhor em livros, jogos, DVDs etc. E, até chegar às estantes, cada um desses itens passa por um processo que poucos conhecem e envolve pesquisa, catalogação e interação com a programação, entre outros aspectos.

Hoje, vamos tratar dos livros, especificamente. Tudo começa com a seleção de títulos e compras semanais, de acordo com nossa política de desenvolvimento de coleção, e que contemplam buscas em premiações, lançamentos, sugestões dos nossos sócios, indicações dos colaboradores da biblioteca, rankings de mais vendidos e mais lidos, matérias em revistas especializadas etc.

Da aquisição para a catalogação, os itens começam a ser organizados para facilitar e agilizar a sua busca. Utilizamos a Classificação Decimal Dewey (CDD), que determina a ordem e a localização dos livros na biblioteca. E, nessa etapa (há outras, que contribuem para a busca mais apurada), eles são divididos em 10 grandes grupos: ciência e computação, informação e obras gerais; filosofia e psicologia; religião; ciências sociais; linguagem e línguas; ciências naturais; tecnologia (ciências aplicadas); artes; literatura e retórica; geografia e história. O fluxo, até aqui, então, reúne pesquisa para escolha de itens, aquisição, catalogação e inserção no acervo. E, daí haja preparo físico, pois é hora de colocar tudo nas estantes!

E depois que os exemplares voltam de sua casa, o que acontece, nesse momento de pandemia? Visando a manutenção da segurança de todos, eles passam por protocolos de quarentena. Logo após a devolução, ficam “congelados” em nosso sistema, para cumprir esse período: não podem ser emprestados por sete dias. São guardados em caixas, em um espaço separado para essa finalidade. Tudo feito para que todos possamos, devidamente protegidos, continuar recebendo e emprestando os títulos.

Gostou de saber o caminho trilhado pelos livros antes de chegar às suas mãos? Lembre-se que há outros percorridos pelas obras; estamos falando das “trilhas” virtuais. Aproveite nossa Biblioteca Digital ou passeie pelo catálogo da Tocalivros. Esses acervos estão disponíveis online para que você siga viajando pelos livros, onde e quando quiser, como tanto desejam os profissionais festejados neste mês!

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC