/ governosp

Dia da Leitura nasceu para estimular gosto pelos livros; veja programação

0
Foto: Freepik

Para marcar o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura, as bibliotecas fizeram uma programação especial. Foto: Freepik

Doze de outubro, no Brasil, comemora-se o Dia Nacional da Leitura e o Dia da Criança. Além disso, este ano, entre os dias 11 e 17, também celebra-se a Semana Nacional da Leitura e da Literatura. As datas que remetem ao mundo dos livros são previstas na Lei 11.899/09, assinada e sancionada no dia 8 de janeiro de 2009.

O país tem cinco momentos de celebração no campo do livro e da leitura: o Dia Mundial do Livro (23 de abril), o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil (2 de abril), o Dia da Leitura (12 de outubro), o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e o Dia Nacional do Livro (29 de outubro).

Para aproveitar todas as homenagens de outubro, as bibliotecas de São Paulo (BSP) e Parque Villa-Lobos (BVL) prepararam programações com atividades voltadas para o público infantil que está aprendendo a ler e que tem a leitura como hábito. Para se inscrever, acesse www.bsp.org.br/inscricao (BSP) e www.bvl.org.br/inscricao (BVL).

Foto: Nina Jacobi

Wem e Diana Tatit, do Tiquequê. Foto: Nina Jacobi

Populares entre as crianças, os grupos Trii e Tiquequê fazem lives no Especial Dia da Leitura. Dia 10, às 15h, na BSP, Marina Pittier, Fê Stok e Ed Encarnação, do Grupo Triii, apresentam o show “Miudinho”. Dia 11, às 15h, na BVL, Diana Tatit e Wem, do Tiquequê, apresentam um show em que alternam números musicais com algumas brincadeiras e conversas informais com o público. As apresentações serão transmitidos ao vivo no Facebook da BSP (@BSPbiblioteca) e da BVL (@BVLbiblioteca). Não é necessário fazer inscrição.

A atriz e escritora Marina Bastos comanda a Hora do Conto Interativa Online na BVL, que acontece no dia 17, às 16h. Nesta roda virtual especial do programa, ela vai contar a história da Branca de Neve, dos Irmãos Grimm!. Inscrições abertas, com vagas limitadas.

Grupo Êba. Foto: Rodiney Assunção,

Grupo Êba. Foto: Rodiney Assunção,

O Grupo Êba também se apresenta nas duas bibliotecas para contar histórias da tradição oral, com interpretação na língua brasileira de sinais. Na BSP, dia 24, às 16h, é a vez da lenda do Boi Bumbá. Inscrições abertas,com vagas limitadas. Na BVL, dia 31, às 16h, o grupo narra a lenda sul-africana de Mazanendaba, que viajou em busca das histórias que sumiram da cabeça do seu povo. Inscrições abertas, com vagas limitadas.

Programas permanentes destinados ao público infantil, como o Lê no Ninho, Pintando o 7 e o Leitura ao Pé do Ouvido ganharam novo formato, com dicas nos sites, envio de peças informativas por e-mail e até vídeos em nossas redes sociais. Confira nas páginas das bibliotecas no Facebook e no Instagram.

Importante lembrar que as bibliotecas continuam com atividades de programação cultural suspensas.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras