Curso Pré-Vestibular de Literatura na BVL

0

Equipamento da Secretaria da Cultura, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) convidou a artista plástica Carolina Drummond para dar a Oficina Este é o meu Livro. Nela, as crianças vão criar um livro, desde a história, ilustrações, capa, miolo e montagem. A ação acontece no sábado, 30, em dois horários. Às 11 horas, as crianças vão criar personagens com todas suas características emocionais e visuais, desenvolvendo a trama deste personagem em texto, na ilustração e na montagem do livrinho. O perfil indicado é de 5 a 8 anos. Na sequência, às 14 horas, Carolina Drummond aborda o roteiro, ilustração, diagramação e responsabilidades entre quem escreve a história e de quem ilustra.  A ideia é demonstrar como nasce o livro, incentivando assim, a produção de novas histórias por autores e ilustradores mirins. A ação é indicada para crianças de 9 a 12 anos.

Ainda em outubro, a BVL realiza o Curso Pré-Vestibular de Literatura, que vai discutir obras literárias selecionadas por vestibulares do Estado de São Paulo. Entre elas, Iracema, de José de Alencar; O cortiço, de Aluísio Azevedo e Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Aos alunos, serão fornecidos e-books e trechos dos livros, visando a compreensão crítica de seus aspectos essenciais, fazendo conexões comparativas entre as obras e sua época. A ação acontece nas quartas e sextas-feiras, de 4 de outubro a 11 de novembro, das 14h30 às 16h30. Veja a lista completa neste link.

A tutora é Mirhiane Mendes de Abreu, professora de literatura brasileira da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), doutora em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado em literatura brasileira na mesma universidade e estágio de pesquisa na Sorbonne Nouvelle. É autora de ensaios no Brasil e no exterior e do livro Ao pé da página: a dupla narrativa em José de Alencar.

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

20 − 11 =