Curso Prático de Cinema: equipes criam e realizam curtas-metragens

0

Curso Prático de Cinema resultou em dois curtas-metragens que mereceram elogios de Franthiesco Ballerini. Jornalista e doutorando em Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais – com especialização em Audiovisual e Jornalismo Cultural, Ballerini comandou as cinco aulas, encerradas em 27 de julho. Ele, que foi coordenador da Academia Internacional de Cinema e professor da FAAP, UMC, Universidade Cruzeiro do Sul e Faculdades Integradas Rio Branco, publicou também os livros “Diário de Bollywood” e “Cinema brasileiro no século 21″ e, atualmente, atua como colunista de jornalismo cultural no Observatório da Imprensa.

Os encontros contemplaram as várias fases e atividades necessárias para finalizar uma produção audiovisual. Tudo começou, no dia 23 de julho, com uma ideia geral sobre cinema e estruturas narrativas. Duas equipes foram formadas e houve distribuição de tarefas: direção, direção de fotografia, figurino, produção, elenco etc. Cada uma das turmas desenvolveu, então, dois argumentos para que, depois de avaliação com Ballerini, um tema fosse o centro das atenções de cada equipe.

Um encontro virtual que passa à realidade, demonstrando os desencontros dos tempos modernos. Uma negociação entre uma mulher em busca de um parceiro para dividir seu apartamento e, quem sabe, a vida. Estas duas histórias nasceram das aulas, que terminaram com a realização e edição dos curtas.

Os realizadores

Com bagagens diversas, os participantes divertiram-se sem deixar de manter o compromisso com as tarefas. Val, por exemplo, é atriz e tem até curta-metragem participando de festival, mas não perdeu a oportunidade de aprender mais com Ballerini. Halisson, que também trabalha com arte, encantou-se com o espaço para exercitar a criação e era um dos mais atentos aos detalhes. Derneval, que já participou de vários cursos na biblioteca (inclusive o de Produção de Audiovisual para Instagram na Biblioteca de São Paulo) anotava tudo, preocupado com o que seria possível fazer, partindo das ideias criadas coletivamente. Tudo precisa ser realizável, explicava Ballerini, que reforçava o conceito: toda a cena, em um curta, tem um objetivo, sua importância e uma mensagem na história.

Confira os vídeos:

“Desencontros” – https://youtu.be/6GpmXErQqBI

“Lá Fora” – https://youtu.be/Gus0u18zbIY

Perdeu o curso? Fique ligado em nossa programação, pois há sempre novas e boas oportunidades para aprender por aqui.

Compartilhe

Deixe um Comentário