/ governosp

Teoria literária tem seu lugar na programação online com professora Naiara Costa

0

A professora Naiara Costa deu início, na manhã de 20 de julho, às aulas online de teoria literária para pré-vestibulandos, falando sobre o significado da literatura e as diferenças entre prosa e poesia, entre outros temas. O curso, que vai até o dia 31 (inscrições encerradas), soma seis encontros e o objetivo é que o participante conclua a série com conhecimentos básicos, construídos com a partir da análise das escolas, gêneros e expoentes da produção brasileira.

O conteúdo também visa ampliar o repertório cultural dos alunos e, para facilitar a compreensão e retenção do aprendizado, Naiara traça paralelos com séries e filmes. E não é por acaso, já que a professora tem especialização em Cinema e Literatura pela Universidade de Buenos Aires, além de experiência de mais de dez anos em cursinhos.

A professora destacou a literatura como mecanismo de ressignificação dos comportamentos humanos em épocas e sociedades, ao tratar o ato de escrever como uma ferramenta de compreensão do “eu, do outro e do mundo”. Naiara citou, nesta primeira aula, vários autores conhecidos como Clarice Lispector, por exemplo, que falava do incômodo (“a vida é um soco no estômago”) como gatilho para sua produção literária.

Com mais de 140 inscritos, o curso também traçou, nesta primeira aula, um panorama geral com as denominações das escolas literárias: Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Parnasianismo (período também conhecido como Naturalismo e Realismo), Simbolismo, Pré-modernismo, Modernismo (com suas três gerações entre 1922 e 1960) e a Literatura Contemporânea. Perdeu o prazo de inscrições para esta atividade? Fique de olho em nossa programação e nas informações em nosso site e também nas redes sociais da biblioteca: https://www.facebook.com/BVLbiblioteca/ e https://www.instagram.com/bvlbiblioteca/.

E, claro, se você tem interesse em literatura vai adorar acompanhar também o programa Segundas Intenções, que traz autores contemporâneos para bate-papos sobre processos criativos e trajetórias. O próximo destes encontros online está marcado para 27 de julho, segunda-feira, às 19h, com Maria Valéria Rezende no Facebook da BVL. Confira matéria com a premiada autora em matéria disponível em nosso site em: https://bvl.org.br/segundas-intencoes-online-traz-em-julho-a-escritora-maria-valeria-rezende/. Não é necessário fazer inscrição para participar.

Importante lembrar que as atividades presenciais na biblioteca continuam suspensas neste período de enfrentamento da pandemia. Fique bem e em casa, se puder. As atividades culturais continuam nos reunindo, aqui, no ambiente virtual.

Reprodução.

Reprodução.

Reprodução.

Reprodução.

Reprodução.

Reprodução.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC