Curso de escrita criativa na BVL

1

Nesta quarta-feira, 8 de junho, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) promoveu mais uma aula da Oficina Introdução à Criação Literária: criatividade e memória. Ministrada entre os dias 1 e 22 de junho, sempre às quartas-feiras, a atividade apresenta métodos para quem deseja escrever mais e usar a criatividade em seus textos. O tutor é Dimas Gomez e a oficina tem incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAC).

Gomez é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e tem dez anos de atuação como jornalista e editor de livros, acumulando passagens por editoras como a Pearson. Já tem um livro publicado, Oficineiros e suas oficinas: proseando pela pauliceia, em que conta a rotina de autores que dão oficinas literárias como Luiz Ruffato, Carla Caruso e Ricardo Lísias. Também deve, em 2017, publicar a obra contemplada no ProAC com o título atual de Larissa, um romance sobre uma bailarina surda.

“A atividade é um mix de coisas que aprendi com os grandes escritores contemporâneos que entrevistei e das minhas leituras e pesquisas sobre a arte de escrever. Tento sempre formatar o conteúdo especificamente para cada turma”, disse Gomez. O objetivo, segundo ele, é romper bloqueios e estimular experiências que permitam uma imersão estruturada e progressiva em trabalhos literários, a partir de exercícios, técnicas e investigações. A oficina é indicada para quem gosta de ler e escrever como escritores, jornalistas, publicitários e profissionais do livro, entre outros.

Esse é o caso de Luiz Guilherme Saraiva, 25 anos, que é formado em engenharia elétrica e visita a BVL todos os dias para escrever à mão seu livro sobre ecovilas, que são comunidades urbanas ou rurais onde as pessoas vivem em harmonia com a natureza. Ele ficou quase um ano viajando o Brasil para conhecer esse objeto de estudo e acredita que a oficina na BVL é uma oportunidade valiosa. “Já que tinha pesquisado sobre escrita criativa, mas nunca participei de uma atividade em grupo. É muito legal”, comentou.

Ficou curioso sobre esta atividade?

Fique atento a agenda de programação de cursos e oficinas de junho neste link.

Compartilhe

1 Comentário

  1. Francisco eucleziano v da silva. on

    Sou apaixonado por leitura! Mesmo sendo uma vitima do sistema. Nao desisti de ser um grande homem e ter grandes historias em minha vida.

Deixe um Comentário

14 + dez =