/ governosp

Curso online de smartphone promove inclusão de quem tem mais de 60 anos

0

Dá para imaginar a sensação de um avô ou avó fazendo pela primeira vez uma selfie ou uma ligação em vídeo para um neto? Pois, neste tempo de distanciamento social, a comunicação por meio de aplicativos de smartphones ganhou ainda maior relevância. E, pensando em promover a inclusão de quem tem mais de 60 anos neste universo tecnológico, a Biblioteca Parque Villa-Lobos e a Biblioteca de São Paulo deram início à turmas muito especiais em aulas virtuais conduzidas pelas equipes dos dois espaços. As sessões acontecem em grupos de quatro pessoas no Whatsapp, com dois professores, para que todos tenham a atenção devida. Os participantes recebem uma apostila em PDF para acompanhar o conteúdo detalhado do curso básico, que soma três semanas, com carga horária total de 12 horas, e tem acompanhamento dedicado de Carolina, Bárbara, Mateus, Amanda, Cátia e Ester, das equipe das bibliotecas.

Estão em andamento duas turmas, neste mês de julho, dando prosseguimento, agora online, em uma atividade que já consta como programa permanente dos dois espaços (importante ressaltar que as atividades presenciais nas bibliotecas continuam suspensas). O conteúdo do curso abrange as configurações básicas do celular (como calibrar o brilho da tela e escolher som de toque), manobras para baixar aplicativos e o uso das ferramentas do Whatsapp (enviar áudios, arquivos, realizar vídeo chamadas, entre outros). Para participar, os interessados devem ter 60 anos ou mais, possuir smartphone, ter o Whatsapp instalado no equipamento e conhecimento elementar sobre o aplicativo (leia-se: saber visualizar e enviar mensagem), além de acesso à Internet. 

As pré-inscrições para as próximas turmas estarão abertas a partir das 10h de 30 de julho, pelos links https://bvl.org.br/inscricao e https://bsp.org.br/inscricao . Em caso de dúvidas ou dificuldades, os interessados podem entrar em contato com nossas equipes pelo telefone (11) 99806-9653, sempre de segunda a quinta-feira, das 10h às 13h.   As vagas são limitadas! Confira datas e horários das atividades previstas e inscreva-se já ou indique o curso para seus familiares e amigos:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Turma 5 (virtual) – quartas e sextas-feiras, das 10h às 12h, 12 a 28 de agosto.   

Turma 6 (virtual) – quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h, 12 a 28 de agosto. 

Turma 7 (virtual) – quartas e sextas-feiras, das 10h às 12h, 9 a 25 de setembro. 
 

Biblioteca de São Paulo

Turma 5 (virtual) – terças e quintas-feiras, das 10h às 12h, 11 a 27 de agosto. 

Turma 6 (virtual) – terças e quintas-feiras, das 10h às 12h, 8 a 24 de setembro. 

Turma 7 (virtual) – terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, 8 a 24 de setembro.   
 

As turmas em andamento encerram, na BSP, em 30 de julho e, na BVL, em 31 de julho. Esperamos que a experiência contribua para que todos se sintam mais próximos uns dos outros, em especial, neste tempo de enfrentamento da pandemia.

Confira a experiência

Silvana Pulvirente é atriz, tem 72 anos e ficou durante muito tempo esperando filhos e netos terem paciência para explicar os detalhes do funcionamento do smartphone. A insegurança de fazer alguma coisa errada com o celular era uma constante até que começou a participar das aulas virtuais e foi ganhando autonomia. Para ela, uma mulher independente, a atividade resultou na superação de uma série de limitações tecnológicas importantes. Feliz com o que tem aprendido, Silvana vem fazendo uso de tudo! Ela, que acaba de trocar sua foto de status (para uma de viagem para Veneza, como frisa), tem realizado videochamadas e até participado de videoconferências (a partir de links recebidos pelo Whatsapp, de amigos).

Também atriz, Dulce de Bellis, de 71 anos, foi levada a “fuçar em tudo” no smartphone depois que o sobrinho Apolinário deu um primeiro “empurrão” para seu ingresso neste universo tecnológico. Ela, que tem sobrinhos e sobrinhos-netos, tem utilizado bastante tudo o que aprende não só com eles e estava feliz com uma de suas mais recentes conquistas: trocar a imagem do perfil várias vezes! Nas aulas, Dulce aprendeu a apagar contatos de sua agenda e, durante esta pandemia, ficou ainda mais ligada nas conexões possíveis por meio do celular e do aplicativo de conversa. Tanto que já convidou outra das amigas, de 80 anos, para a próxima turma da atividade nas bibliotecas, ressaltando, como Silvana, a atenção e dedicação dos professores.

Quer viver a experiência? Atenção ao período de abertura das inscrições e não perca tempo, pois as vagas são limitadas e costumam acabar rapidamente!

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC