/ governosp

Confira como foi o Clube de Leitura de maio

0

Nesta sexta-feira, 20 de maio, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) promoveu mais uma edição do Clube de Leitura. A dica do mês dos curadores da biblioteca foi o livro A eternidade e o desejo, da portuguesa Inês Pedrosa. A escritora e tradutora é bestseller em Portugal e seus livros já foram publicados no Brasil, em Espanha, Itália e Alemanha.

No título indicado, publicado em 2007, os personagens percorrem os mesmos lugares visitados no século XVII pelo jesuíta Padre Antônio Vieira, explorando o Brasil da fé católica e das religiões de matriz africana. A ideia do texto surgiu durante uma visita da escritora ao Brasil em 2005 e foi uma encomenda da editora portuguesa.

No livro, a historiadora e professora universitária portuguesa Clara viaja para o Brasil acompanhada de seu amigo Sebastião. Regressa então à Bahia, onde há tempos perdeu a visão e um amor.  Guiando-se sempre pelos textos do Padre Antônio Vieira, que entremeia toda a narrativa, os personagens visitam as igrejas históricas da cidade, percorrem os mercados e o Pelourinho, encantam-se pelo candomblé e por seus orixás.

Os participantes do Clube falaram que o livro traz uma espiritualidade, o que é diferente de religiosidade. Que a obra flerta com o místico e que o Padre Antônio Vieira é o grande guia para a personagem central. E que Vieira foi mais do que um padre, e sim, um grande defensor dos direitos humanos – uma postura avançada para a época. E os sócios lamentam que sua biografia ainda é desconhecida do grande público.

Em junho, a obra selecionada é As rãs, do chinês Mo Yan. O autor ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2012. A atividade acontece no dia 24, às 15 horas.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC