/ governosp

Confira como foi o Clube de Leitura de abril

0

Nesta sexta-feira, 29 de abril, foi realizada na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) mais uma edição do Clube de Leitura, desta vez em memória aos 400 anos de falecimento do dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare. A obra escolhida para discussão foi A megera domada, que é uma comédia de costumes e uma sátira da sociedade europeia da época.

O livro fala de uma mulher, Catarina, que destoa dos padrões da época: é forte e agressiva e, por isso, precisa ser ‘domada’. O protagonista masculino que vai realizar essa façanha é Petruquio, um galã viajante que está mais interessado no dote do que no casamento. Além deles, dois outros personagens são relevantes: Bianca, que só pode ser namorar após o matrimônio da irmã, e Lucêncio, pretendente de Bianca.

Claro que se for analisada ao pé da letra, a peça de Shakespeare pode ser confundida com um roteiro machista e sexista. Afinal, na última cena, Catarina faz um belo discurso de como ser uma mulher cordial e obediente ao marido, algo na linha ‘bela, recatada e do lar’. Mas o bardo inglês também trabalha nas entrelinhas e no subtexto. Sendo assim, essa comédia é ambígua e pode ser encarada como uma peça subversiva e crítica aos comportamentos dos ricos e famosos de sua época.

A trama central foi repetida à exaustão na dramaturgia e literatura ocidental: um homem e uma mulher que não se suportam, mas sentem uma atração um pelo outro, sendo que a história dos dois termina num final feliz. Outro ponto importante do bardo inglês é a inversão de papéis: a doce e submissa Bianca ao final mostra que não é assim tão cordial.

Os participantes do Clube relataram diferentes leituras e releituras sobre o texto. Mas, ao final, a conclusão é de que a peça merece sim ser revisitada pelas novas geração. Como material de apoio, a equipe da BVL trouxe uma minibiografia do autor, vídeos sobre como interpretar a obra dele e de encenações desta peça com diversos atores, além de uma vitrine virtual com recomendações de obras similares.

O próximo Clube de Leitura vai ser realizado no dia 20 de maio na BVL e o texto escolhido é A eternidade e o desejo, da portuguesa Inês Pedrosa.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras