Como doar livros para a BVL

2

É comum as pessoas entrarem em contato com a biblioteca para doar livros. Saiba como fazê-lo:

Critérios de doação:

  • A BVL aceita apenas doações de livros mediante o envio prévio de lista com títulos, autores e data de publicação para o e-mail contato@bvl.org.br. Após avaliação, a BVL entrará em contato por e-mail.
  • Em caso de aceite, os itens doados passam por processo de seleção, visando avaliar a pertinência do título para o acervo e estado de conservação.
  • A BVL aceita, preferencialmente, a doação de livros de literatura, cujas edições estejam atualizadas, segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, adotado no Brasil a partir de 2009.
  • Os livros devem estar com capas, lombadas e miolos preservados e limpos; sem enrugamento em virtude do excesso de luminosidade ou do contato com líquidos; sem páginas rasgadas, arrancadas ou rabiscadas; sem sinal de contaminação de pragas, como cupim e traça, entre outros, livres de bactérias e fungos.
  • O doador deve preencher o Termo de Doação de Livros.
  • Os livros doados são incorporados ao acervo da BVL ou encaminhados a outras bibliotecas mais adequadas ao interesse do público.
  • A BVL não aceita doações de revistas ou livros didáticos e técnicos.
  • No caso de doação de materiais, como CDs, DVDs, audiolivros e livros em braille, brinquedos e jogos, o mesmo procedimento é adotado.

Clique aqui para visualizar o Termo de Doação de Livros.

Compartilhe

2 Comentários

  1. Florinda Hizuko Koga on

    Prezado BVL

    Gostaria de saber porque são só aceitos os livros de interesse da biblioteca?
    Poderia se criar um espaço, para que as pessoas interessadas em doar, pudesse doar, e as pessoas interessadas em ler, pudesse livremente levar para casa, os livros deixados neste espaço. (livros que não interessaram à biblioteca).
    Tenho certeza que muitas pessoas levariam para casa, (ainda passariam para frente).
    Muitos livros ficam estocados nas bibliotecas particulares das casas, sendo que seria melhor aproveitado pelas pessoas que teriam interesse em lê-los.
    Gostaria que pensassem no assunto.

    Desde já agradecida
    Florinda Koga

    • Prezada Florinda,

      Agradecemos seu contato com a Biblioteca Parque Villa-Lobos – BVL.

      Temos uma politica de desenvolvimento de acervo disponível no link: https://bvl.org.br/wp-content/uploads/2014/11/politica_de_desenvolvimento_de_colecoes_BVL_2018.pdf , que norteia as obras que conseguimos absorber em doação.

      Sobre o espaço para troca de livros, já existem programas na cidade que fazem isso, e indicamos os seguintes:

      LivraLivro: Projeto destinado a fomentar a troca de livros entre a população. Como funciona: você cadastra uma lista de livros que possui para trocar e outra dos que gostaria de obter. Quando um usuário solicitar um dos seus livros, você o envia pelo correio. Quando seu livro é recebido por outra pessoa, você ganha 1 ponto para solicitar um outro livro!
      Visite: http://www.livralivro.com.br

      BookCrossing – Ler, Registar e Libertar: Prática de deixar um livro num local público (cafés, transportes públicos, bancos de praças etc), para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. Ao registrar uma obra no projeto, o site automaticamente gera um número de identificação denominado BCID (BookCrossing Identification Number), único e exclusivo para cada livro, que permitirá ao “dono” original e a todos os que venham a dar entrada dele no site terem notícias da sua viagem pelo mundo.
      Visite: http://www.bookcrossing.com.br

      Bicicloteca: Biblioteca itinerante que utiliza a bicicleta como veículo para o transporte de livros. Tem como objetivo levar cultura às pessoas que, por diversos motivos, não têm acesso a uma biblioteca.
      Visite: http://biciclotecas.wordpress.com/doacao-de-livros

      No site do Instituto Pró-Livro é possível encontrar outra lista de instituições que aceitam doações.

      Esperamos tê-la ajudado.

      Atenciosamente.

Deixe um Comentário