Clube de Leitura proporciona encontro e descobertas

0

O Clube de Leitura é atividade mensal da Biblioteca Parque Villa-Lobos que tem como objetivo proporcionar encontro com leitores de uma mesma obra e estimular a conversa sobre diversos aspectos da obra. Ler muitas vezes é um ato solitário, mas as experiências adquiridas durante a leitura devem e precisam ser compartilhadas e em cada encontro fica claro o prazer de dividir os aprendizados que um livro pode gerar.

Em março, A cabeça do santo, de Socorro Acioli, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2015 na categoria Melhor Livro de Romance, foi o tema do Clube. A escritora, que mergulha no realismo fantástico, fez curso com Gabriel García Márquez e criou uma história empolgante vivida por Samuel nos caminhos do sertão do Ceará. Em determinado momento da trama, Samuel é obrigado a buscar abrigo, indo parar dentro da cabeça decapitada de uma estátua de Santo Antônio. Para os curiosos de plantão, importante dizer que essa cabeça realmente existe e está localizada no município de Caridade, no Ceará.

sem cabeça

Além das curiosidades acerca da obra e das discussões sobre a história, os participantes do Clube ressaltaram a fluidez da leitura, a facilidade de se relacionar com as palavras e a importância de conhecer cada vez mais autoras brasileiras. Quem esteve no encontro destacou que trata-se de um livro divertido, que permeia diversos assuntos importantes para se discutir e repensar e que proporciona uma aproximação com os prazeres da leitura.

Para quem ainda não leu, vale a pena! Para quem já percorreu as páginas escritas por Socorro Acioli, fica a dica de obras que se relacionam com A cabeça do santo:

  • Cem anos de solidão, Gabriel García Márquez
  • O auto da compadecida, Ariano Suassuna
  • Morte e vida Severina, João Cabral de Melo Neto

O próximo Clube de Leitura será realizado no dia 26 de abril, às 15h. Quer participar? Então já pode começar a ler o livro Fim, de Fernanda Torres. O título estará no centro do próximo debate.

Compartilhe

Deixe um Comentário