/ governosp

Clube de Leitura Especial Virada Sustentável 2021 traz obra de Carolina Maria de Jesus

0

Na sexta-feira, 24 de setembro, das 15hàs 17h, o Clube de Leitura Especial Virada Sustentável 2021 traz para o debate on-line a obra “Casa de Alvenaria – Volume 1: Osasco”, de Carolina Maria de Jesus. Trata-se de um texto inédito, publicado a partir dos manuscritos originais da autora, abarcando os meses em que Carolina Maria de Jesus morou em Osasco (SP), em 1960, após deixar a favela do Canindé.

O livro, com introdução de Conceição Evaristo e Vera Eunice de Jesus, mostra que, em meio às viagens e uma “nova” vida, a escritora não deixa de observar o cotidiano e atestar as contradições de seu tempo, entregando reflexões que seguem pertinentes. O que Carolina fez, afinal, foi desafiar uma sociedade racista e desigual.

9788535930696_gg

Sobre a autora

Carolina Maria de Jesus nasceu em 1914, em Sacramento, MG, mas viveu boa parte da sua vida em São Paulo – na favela do Canindé, em Santana e em Parelheiros. Com a publicação de Quarto de despejo (1960), que reunia fragmentos de seus diários sobre a vida na favela, ganhou projeção nacional e internacional. Em vida, lançou ainda “Casa de alvenaria” (1961), “Pedaços da fome” (1963) e “Provérbios” (1963). Morreu em 1977, aos 62 anos, em decorrência de uma crise de asma, deixando uma vasta obra composta pelos mais diversos gêneros literários, parte da qual ainda permanece inédita.

Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito daleitura. Realizada em parceria com a Companhia das Letras, a atividade é mediada pela equipe da BVL. O encontro virtual tem inscrições abertas a partir de 31 de agosto, às 10h, no link www.bvl.org.br/inscricao. Os primeiros inscritos receberão instruções para baixar o livro gratuitamente. Vagas limitadas, preenchidaspor ordem de inscrição.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC