/ governosp

Brasil na Feira do Livro de Frankfurt 2020 digital discute literatura e seus problemas

0
Foto: Frankfurter Buchmesse/Fernando Baptista

Feira do Livro de Frankfurt será digital em 2020. Foto: Frankfurter Buchmesse/Fernando Baptista

Na edição 2020 da Feira do Livro de Frankfurt, que acontece de 14 a 18 de outubro por meio de plataforma digital própria, o Brasil terá uma programação que coloca em discussão a literatura brasileira, suas bases e contextos. A delegação brasileira também participa dos espaços de negócios organizados pelo evento.

A participação do Brasil na Feira é organizada pela Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“O intercâmbio entre países em eventos internacionais como a Feira do Livro de Frankfurt fortalece o mercado como um todo. Editoras, escritores e leitores se encontram, e aumentam a diversidade de leituras e culturas pelo mundo. Além disso, essa é uma oportunidade de fazer negócios com diversos países”, analisa Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da CBL e Gerente do Projeto Brazilian Publishers.

Rodas de conversas ao vivo

O Brazilian Publishers promove uma série de encontros online e ao vivo sobre os mais diversos temas. Os bate-papos acontecem de 13 a 17 de outubro, sempre às 11h (horário de Brasília) e pelo Zoom. Confira os detalhes abaixo.

  • Webinar: São Paulo Capital Mundial do Livro

Quando: 13 de outubro às 11h

Link para inscrição:

https://zoom.us/webinar/register/WN_dw2o0dFTSyeiR2RRvFFccg

O debate aborda os motivos pelos quais a maior cidade da América Latina merece o título da Unesco, e a importância desse reconhecimento não apenas para São Paulo, mas para a literatura brasileira.

Participante: Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Secretário Executivo de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo.

Mediação: Fernanda Garcia, Diretora Executiva da CBL

  • Webinar: Histórias em Quadrinhos, Mangás e ilustrações – literatura onde o texto não é o principal

Quando: 14 de outubro às 11h

Link para inscrição:

https://zoom.us/webinar/register/WN_9UgHMSX5R4eKcGAt9U_EwA

Ilustradores brasileiros falam sobre seus trabalhos e o desafio de produzir literatura onde o texto não é o principal elemento. Eles ainda analisam o crescente mercado de HQ no Brasil.

Participantes: Fido Nesti e Eloar Guazzelli, ilustradores

Mediação: Rodrigo Paiva

  • Webinar: Machado de Assis e a literatura negra

Quando: 15 de outubro às 11h

Link para inscrição:

https://zoom.us/webinar/register/WN_Ajug1PllQsqDxPEti1Mx6Q

O especialista na literatura de Machado de Assis, Helio Seixas, conversa com Flora Thomson-Deveaux, responsável pela recente tradução de “Póstumas de Brás Cubas”. A obra foi publicada pela Penguin nos Estados Unidos e ficou esgotada no segundo dia de lançamento. A mesa também aborda negritude de Machado em sua literatura e os desafios da tradução.

Participantes: Helio Seixas, especialista na literatura de Machado de Assis, e Flora Thomson-Deveaux, tradutora

Mediação: José Almeida Jr

  • Webinar: Parceria entre ilustrador e escritor nos livros infantis

Quando: 16 de outubro às 11h

Link para inscrição:

https://zoom.us/webinar/register/WN_0GM6W-m6Qoqwb1KrGY-bOg

Duas duplas de escritores e ilustradores batem um papo sobre esta importante parceria no universo dos livros infanto-juvenis.

Participantes: Sandra Javera, Tino Freitas, Eliandro Rocha e Thiago Lopes

Mediação: Isabel Coelho

  • Webinar: Literatura indígena no Brasil

Quando: 17 de outubro às 11h

Link para inscrição:

https://zoom.us/webinar/register/WN_lvMklzNZSKWLdHO0VPxOfQ

A antropóloga Tânia Lima, estudiosa da literatura das tribos indígenas conversa com o escritor Daniel Munduruku e o Ilustrador Maurício Negro sobre a representatividade da literatura indígena brasileira e sua importância em tempos atuais.

Participantes: Daniel Munduruku, escritor, e Maurício Negro, ilustrador

Brasil na Bookfest Online

No dia 17 de outubro, a partir das 17h (horário de Brasília) possível acompanhar a transmissão das ações da Bookfest Online. O Brasil participa do espaço com boas conversas entre autores e escritores. Em um primeiro momento, Paulo Scott e Jarid Arraes falam sobre poesia, literatura e cores. Em outra mesa, Socorro Acioli e Emilio Fraia contam um pouco sobre seus trabalhos e sobre literatura contemporânea no Brasil.

O “Momento Caipirinha” reúne o mixologista Paulo Ravelli e o escritor de gastronomia brasileira Breno Lerner. Lerner traz a história da caipirinha e Ravelli ensina a receita em detalhes. Para acompanhar, os músicos Gian Correa e Henrique Araújo tocam “Noites Cariocas”, de Jacob do Bandolim.

No dia 15 de outubro, às 14h (horário de Brasília), Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL) participa de um painel no Publishing Perspectives Talks. O papo é mediado por Porter Anderson e fala sobre programas coletivos de direitos no mercado editorial, reunindo representantes de países como a Itália e os Estados Unidos.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras