/ governosp

Birigui adere ao Lê no Ninho e programa faz sucesso entre a população

0

Programa de incentivo à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, o Lê no Ninho foi desenvolvido a partir do Bebelê, que até 2016 fazia parte da programação das bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos. A SP Leituras e o Instituto Tellus foram responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, que acrescentou à metodologia o uso de dispositivos tecnológicos. Além da BSP e da BVL, na capital, bibliotecas públicas de dez outros municípios paulistas aderiram à atividade, com resultados muito positivos.

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha, em Birigui, no Noroeste paulista, foi um dos equipamentos que passaram a incluir o Lê no Ninho em sua programação cultural. Secretário de Cultura e Turismo do município, Paulo Bernardes diz que “o programa foi um sucesso desde a sua implementação e se tornou uma porta de entrada para a biblioteca”.

O Lê no Ninho, diz Bernardes, é um importante programa estruturante que ressignifica o modo como se inserem os pequenos, desde cedo, no universo literário. “Por meio das nossas sessões semanais, temos a condição de trabalhar a literatura e o fortalecimento dos vínculos familiares de forma atrativa, tanto para o público infantil quanto para os seus pais e cuidadores”, afirma ele.

“De modo prático, criamos ações mediadas pelo afeto, envolvendo os participantes com os livros, tecnologias, brinquedos e objetos domiciliares, tendo como proposta tornar a prática de mediação de leitura simples e acessível no desenvolvimento, mas sofisticada na inserção das crianças e de seus cuidadores em atividades culturais transformadoras”, completa o secretário de Birigui.

Ao longo de maio e junho, o Lê no Ninho, que normalmente acontece nas dependências da biblioteca, foi transportado para o ambiente virtual. A fim de proteger todos os envolvidos nas atividades, bolamos dicas de atividades em oito vídeos curtos e divertidos.

A ideia, tanto presencialmente quanto nas plataformas online, é criar um momento de afetividade e fortalecimento de laços entre crianças e adultos.

Confira todos ele clicando aqui no link que vai para a página da BVL no Facebook.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras