Biblioteca Parque Villa-Lobos promove atividades gratuitas para toda a família no mês da leitura

0

Por ser um mês que traz diversas datas especiais para a leitura, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, preparou uma programação com convidados especiais. As atividades celebrarão o Dia da Leitura, em 12 de outubro, o Dia Nacional do Livro, no dia 18 e a Semana Nacional do Livro, entre 23 e 29 de outubro.

 

Para toda a família

A Biblioteca Parque Villa-Lobos realiza atividades paralelas à exposição Vilanova Artigas – A mão livre do vovô, entre elas a Oficina de retratos – O dia que inventei meus avós, atividade que propõe que avós ou responsável fotografem os seus netos e vice-versa. A atividade acontece no dia 3, às 15h.

 

Já o programa Viagem Gastronômica – Especial Criança do dia 03 de outubro, traz as receitas do livro Obax, de André Neves, e inspira uma viagem pelas savanas da África. Além da degustação da história por meio da leitura, músicas e brincadeiras, os pequenos vão preparar uma deliciosa receita feita com frutas típicas da região.

 

Programas permanentes também exploram a relação entre avôs e netos. No dia 7, o Brincando e Aprendendo realiza as brincadeiras com crianças e avôs e no dia 11. Já o Hora do Conto explora o livro homônimo de Sílvia Zatz e Michel Gorski, com contação de histórias de Kiara Terra.

 

Segundas Intenções

Um dos destaques da programação é o Segundas Intenções, programa mensal onde grandes nomes da literatura conversam com o público sobre suas obras e carreiras, com o escritor Pedro Bandeira, um dos ícones da literatura infantojuvenil brasileira. Ele vai falar da sua rotina de trabalho e dos projetos futuros, além dos novos talentos da cena de escritores brasileiros. A atividade será realizada no dia 17 de outubro, às 11 horas e tem mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto.

 

Cursos e oficinas

Uma das atividades mais especiais da programação é o curso Os sabores da literatura – leitura e interpretação de texto, que vai aprofundar a interação entre leitura e literatura, através da apresentação de textos de grandes autores, como Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, entre outros. A atividade acontece nos dias 17 e 24 e tem carga horária de 8 horas.

 

Já o programa permanente Entre Textos analisa as crônicas de Fernando Sabino e incentiva a redação criativa e literária de seus participantes. A atividade acontece todas as quintas, às 15h30. E o Clube de Leitura selecionou para a discussão a obra O sol é para todos, de Harper Lee, que disseca o preconceito racial nos Estados Unidos. A atividade acontece no dia 30, às 15h30.

 

Para mais informações sobre a programação da BVL, acesse o site oficial: https://bvl.org.br

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE OUTUBRO

Exposição Vilanova Artigas – a mão livre do vovô

Em homenagem aos 100 anos de nascimento do arquiteto Vilanova Artigas, a BVL apresenta desenhos de sua autoria ainda pouco conhecidos do público: imagens feitas para e com os netos. E mais, durante todo o período da mostra, vão ocorrer atividades paralelas que incentivam a contação de histórias e a relação entre avô e netos. Confira no site a programação completa.

Visitação de terça a domingo, das 10h às 19h. Em parceria com o Museu da Casa Brasileira. Até 25 de outubro.

 

Dia 1º Quinta-feira.

 

10h às 18h – Dia de ler. Todo dia!

Dia de Ler. Todo Dia! é uma mobilização de incentivo à pratica da leitura, criada pela Prefeitura de Barueri, e que neste ano contará com diversos parceiros, inclusive a BVL. A grande ideia desse dia é ocupar os mais diversos espaços com a leitura. Inclusive o mundo virtual! Confira a programação completa no site

Com Equipe BVL.

Local: BVL e Secretária da Cultura.

 

14h às 15h – Luau BVL. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia.

Luau Poético: Carlos Drummond de Andrade.

A partir de 13 anos.

 

15h30 às 17h – Entre textos. Programa permanente.

Programa de construção literária coletiva, em que o participante é convidado a explorar a estrutura do texto e assim tornar-se um leitor crítico. Neste mês, o programa trabalhará crônicas de Fernando Sabino. Neste encontro: Como comecei a escrever.

Com equipe BVL.

Local: sala criatividade 3.

 

Dia 2, Sexta-feira.

 

14h30 às 15h30 – Leitura do cotidiano. Programa permanente.

A partir da leitura de fragmentos literários e jornalísticos, letras de música e poemas, debater e refletir sobre temas do cotidiano.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

 

15h às 15h30 – Hora do conto. Programa permanente.

O megaplano do lobo, de Melanie Williamson.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Mediação intimista de leitura que sugere autores, títulos e temas aos frequentadores da biblioteca.

No dia, O cão sem plumas, de João Cabral de Melo Neto.

Com equipe BVL.

Local: toda BVL.

 

Dia 3, Sábado.

 

10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

11h às 12h30 – Viagem gastronômica – Especial criança.

O livro Obax, de André Neves inspira esta viagem pelas savanas da África. Além da degustação da história por meio da leitura, músicas e brincadeiras, as crianças irão preparar uma deliciosa receita feita com frutas típicas da região.

Com Grupo Desajuste.

Local: sala de criatividade 3.

 

15h às 15h45 – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

15h às 16h – Oficina de retratos – O dia que inventei meus avós.

A atividade propõe que avós ou responsável, fotografem os seus netos e vice-versa. Dos registros nascem as observações e trocas de olhares sobre a ligação entre cada um deles. Semelhanças, diferenças e, sobretudo a percepção de como eles se percebem. Após os registros fotográficos, os retratos serão projetados na parede para a criação de novas e significativas imagens. Atividade paralela à exposição do Vilanova Artigas.

Com Kiara Terra.

Local: a definir pela produção.

 

15h às 17h – Tabuleiro de jogos. Programa permanente.

Nesta oficina, os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados e também podem jogar.

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

Baba-Iagá e as bruxinhas, inspirados em diversos livros.

Com Grupo Histórias em Movimento.

Local: Oca.

 

Dia 4, Domingo.

 

10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

11h às 16h – BVL até você – Domingo no Parque.

Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos.

Com Cia. Malas Portam.

Em caso de chuva, a atividade será realizada na Biblioteca.

Local: Parque Villa-Lobos.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

Quem parou a enchente, de Bruno Cordeiro e João Alves.

Com Cia. de Teatro Nóis na Mala.

Local: Oca.

 

Dia 6, Terça-feira.                                                                                                           

 

14h30 às 16h30 – Curso de Informática Básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. De 6 de outubro a 26 de novembro. Indicado para pessoas acima de 60 anos. As Inscrições por ser feitas por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca, até o dia 05 de outubro.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

 

16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 7, Quarta-feira.

 

10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.

Saiba mais sobre a história das carrancas e crie uma.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

15h às 16h – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Brincadeiras que compartilhamos com nossos avôs, numa atividade paralela à exposição do Vilanova Artigas.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 8, Quinta-feira.

 

14h às 15h – Luau BVL. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia. Neste encontro: Toca Raul!

A partir de 13 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

14h30 às 16h30 – Curso de Informática Básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. De 6 de outubro a 26 de novembro.

Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

 

15h30 às 17h – Entre textos. Programa permanente.

Programa de construção literária coletiva, em que o participante é convidado a explorar a estrutura do texto e assim tornar-se um leitor crítico. Neste mês, o programa trabalhará crônicas de Fernando Sabino. No dia, análise do texto Como nasce uma história.

Com equipe BVL.

Local: sala criatividade 3.

 

Dia 9, Sexta-feira.

 

14h30 às 15h30 – Leitura do cotidiano. Programa permanente.

A partir da leitura de fragmentos literários e jornalísticos, letras de música e poemas, debater e refletir sobre temas do cotidiano.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

 

15h às 15h30 – Hora do conto. Programa permanente.

Memórias de Emília, de Monteiro Lobato.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Mediação intimista de leitura que sugere autores, títulos e temas aos frequentadores da biblioteca.

Narrativas preferidas de um contador de histórias, de Ilan Brenman.

Com equipe BVL.

Local: toda BVL.

 

Dia 10, Sábado.

 

10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

15h às 15h45 – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

15h às 17h – Tabuleiro de jogos. Programa permanente.

Nesta oficina, os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados e também podem jogar.

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

 

16h – Hora do conto especial. Programa permanente.

Os três porquinhos.

O espetáculo realizado pelo grupo Furunfunfum mantém-se fiel ao conhecido enredo da história utilizando recursos musicais com acompanhamento instrumental ao vivo. A novidade está no ritmo da encenação, que utiliza amplamente o improviso e convida a plateia a interagir com os personagens.

Com Furunfunfum.

Local: Oca.

 

Dia 11, Domingo.

 

10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

11h às 16h – BVL até você – Domingo no Parque.

Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos.

Com Cia. Lira dos Anjos.

Em caso de chuva, a atividade será realizada na Biblioteca.

Local: Parque Villa-Lobos.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

A mão do livre do vovô, de Sílvia Zatz e Michel Gorski. A atividade é relacionada a à exposição do Vilanova Artigas.

Com Kiara Terra.

Local: Oca.

 

Dia 13, Terça-feira.

 

14h30 às 16h30 – Curso de Informática Básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. De 6 de outubro a 26 de novembro. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

 

16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 14, Quarta-feira.

 

10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.

Faça quadrinhos a partir das ilustrações de Ziraldo.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

15h às 16h – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Circuito de jogos de tabuleiro e futebol de botão.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 15, Quinta-feira.

 

14h às 15h – Luau BVL. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia. No dia, Voltando a ser criança: músicas e poemas infantis.

A partir de 13 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

14h30 às 16h30 – Curso de Informática Básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. De 6 de outubro a 26 de novembro.

Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

 

15h30 às 17h – Entre textos. Programa permanente.

Programa de construção literária coletiva, em que o participante é convidado a explorar a estrutura do texto e assim tornar-se um leitor crítico. Neste mês, o programa trabalhará crônicas de Fernando Sabino. Neste encontro, análise do texto Minha nova namorada.

Com equipe BVL.

Local: sala criatividade 3.

 

Dia 16, Sexta-feira.

 

14h30 às 15h30 – Leitura do cotidiano. Programa permanente.

A partir da leitura de fragmentos literários e jornalísticos, letras de música e poemas, debater e refletir sobre temas do cotidiano.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

 

15h às 15h30 – Hora do conto. Programa permanente.

Beijos mágicos, de Ana Maria Machado.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Mediação intimista de leitura que sugere autores, títulos e temas aos frequentadores da biblioteca.

A atividade serve de aquecimento para o Segundas Intenções, com a leitura de trechos da obra A marca de uma lágrima, de Pedro Bandeira.

Com equipe BVL.

Local: toda BVL.

 

Dia 17, Sábado.

 

10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

11h às 13h – Segundas intenções. Programa permanente.

Bate-papo com Pedro Bandeira e mediação de Manuel da Costa Pinto.

Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

Local: Oca.

 

13h30 às 16h – Intervenção – Poetarot.

Partindo de um tradicional jogo de tarô, que é aberto ao participante pelo poeta Jonas Worcman, o artista vai lendo a sorte do interessado, ao mesmo tempo que apresenta uma poesia escrita por ele, para cada uma das cartas do jogo adivinhatório. Ao final, já com o jogo concluído, Jonas cria um poema improvisado e exclusivo, a partir das cartas retiradas pelo participante.

Com Jonas Worcman.

Local: a definir pela produção.

 

14h às 18h – Curso: Os sabores da literatura – leitura e interpretação de texto.

O curso irá aprofundar a interação entre leitura e literatura, através da apresentação de textos de grandes autores, tanto ficcionistas quanto poetas. De modo nada acadêmico, serão analisados recursos literários nas obras de escritores luminares como Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, entre outros. Carga horária de 8 horas.

Com João Silvério Trevisan.

Inscrições por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h30 às 18h30), até o dia 15 de outubro.

Local: a definir pela produção.

 

15h às 15h45 – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

15h às 17h – Tabuleiro de jogos. Programa permanente.

Nesta oficina, os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados e também podem jogar.

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

 

15h às 16h30 – Maker Movement: iniciação na arte do fazer

O Movimento Maker é uma nova forma de co-cocriação e aprendizado coletivo, onde as bibliotecas são utilizadas como espaços de aprendizado coletivo, não só através de livros e computadores, mas também através da criação de arte, jogos, workshops de eletrônica e de artesanato. O movimento é uma tendência nas bibliotecas dos EUA e tem como objetivo ajudar a formar ”makers”, pessoas que se percebem como capazes de fazer, criar e transformar.

A partir de 10 anos.

Com: Leslie Preddy, presidente da Associação Americana de Bibliotecários Escolares.

Local: sala de criatividade 5.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

O pote vazio, de Demi.

Com Mirela Estelles.

Local: Oca.

 

Dia 18, Domingo.

 

10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

11h às 16h – BVL até você – Domingo no Parque.

Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos.

Com Núcleo de Contos Amor Perfeito.

Em caso de chuva, a atividade será realizada na Biblioteca.

Local: Parque Villa-Lobos.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

O príncipe cinderelo, de Babette Cole

Com Márcio Maracajá.

Local: Oca.

 

Dia 20, Terça-feira.

 

14h30 às 16h30 – Curso de Informática Básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. De 6 de outubro a 26 de novembro. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

 

16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 21, Quarta-feira.

 

10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.

Avôs existem de muitos tipos, de que tipo é o seu? A atividade se propõe a desenhar um retrato dele e está relacionada a à exposição do Vilanova Artigas.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

15h às 16h – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Brincadeiras de criança e de roda.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 22, Quinta-feira.

 

14h às 15h – Luau BVL. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia. No dia, homenagem a Dias Gomes e Vinicius de Moraes.

A partir de 13 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

14h30 às 16h30 – Curso de Informática Básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. De 6 de outubro a 26 de novembro.

Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

 

15h30 às 17h – Entre textos. Programa permanente.

Programa de construção literária coletiva, em que o participante é convidado a explorar a estrutura do texto e assim tornar-se um leitor crítico. Neste mês, o programa trabalhará crônicas de Fernando Sabino. Neste encontro: O homem nu.

Com equipe BVL.

Local: sala criatividade 3.

 

Dia 23, Sexta-feira.

 

14h30 às 15h30 – Leitura do cotidiano. Programa permanente.

A partir da leitura de fragmentos literários e jornalísticos, letras de música e poemas, debater e refletir sobre temas do cotidiano.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

 

15h às 15h30 – Hora do conto. Programa permanente.

Uma sopa 100% bruxesca, de Quitterie Simon.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Mediação intimista de leitura que sugere autores, títulos e temas aos frequentadores da biblioteca.

No dia, será realizada a leitura de trechos de O homem nu, de Fernando Sabino.

Com equipe BVL.

Local: toda BVL.

 

Dia 24, Sábado.

 

 

10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

14h às 16h – Oficina: Chicotadas.

Acompanhado pela artista plástica Vera Martins o público irá reproduzir em camisetas a mesma ação realizada em dezembro na BVL denominada Chicotadas, com o objetivo de dar continuidade e reproduzir a obra. O trabalho foi criado no atelier da artista e posteriormente levado ao público nos mais diferentes locais como Senac, Fecap e na periferia de São Paulo. Também foi exposto na Alemanha e Inglaterra. É uma oportunidade de criar uma obra com a artista e levar com você um pedacinho da BVL e da obra de Vera Martins.

Inscrições por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h30 às 18h30), até o dia 20 de outubro.

Local: Deck da lanchonete.

 

14h às 18h – Curso: Os sabores da literatura – leitura e interpretação de texto.

O curso irá aprofundar a interação entre leitura e literatura, através da apresentação de textos de grandes autores, tanto ficcionistas quanto poetas. De modo nada acadêmico, serão analisados recursos literários nas obras de escritores luminares como Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, entre outros. Carga horária de 8 horas.

Com João Silvério Trevisan.

Local: a definir pela produção.

 

15h às 15h45 – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

15h às 17h – Tabuleiro de jogos. Programa permanente.

Nesta oficina, os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados e também podem jogar.

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

Contos de príncipes e princesas, da tradição oral.

Com Kelly Orasi.

Local: Oca.

 

Dia 25, Domingo.

 

10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

11h às 16h – BVL até você – Domingo no Parque.

Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos.

Com Cia Malas Portam.

Em caso de chuva, a atividade será realizada na Biblioteca.

Local: Parque Villa-Lobos.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

Entre livros e histórias, inspirado em diversos livros.

Com Rosana Borges Silva.

Local: Oca.

 

Dia 27, Terça-feira.

 

14h30 às 16h30 – Curso de Informática Básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. De 6 de outubro a 26 de novembro. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

 

16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 28, Quarta-feira.

 

10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.

Dia de arquiteto, construa maquetes com material reutilizável.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

15h às 16h – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Caçadores de aventura, explore o acervo infantil da BVL.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 29, Quinta-feira.

 

14h às 15h – Luau BVL. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia. Neste encontro, atividade vai contar com poemas musicados.

A partir de 13 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

14h30 às 16h30 – Curso de Informática Básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. De 6 de outubro a 26 de novembro.

Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

 

15h30 às 17h – Entre textos. Programa permanente.

Programa de construção literária coletiva, em que o participante é convidado a explorar a estrutura do texto e assim tornar-se um leitor crítico. Neste mês, o programa trabalhará crônicas de Fernando Sabino. Neste encontró, leitura das crônicas producidas pelos participantes.

Com equipe BVL.

Local: sala criatividade 3.

 

Dia 30, Sexta-feira.

 

14h30 às 15h30 – Leitura do cotidiano. Programa permanente.

A partir da leitura de fragmentos literários e jornalísticos, letras de música e poemas, debater e refletir sobre temas do cotidiano.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

 

15h às 15h30 – Hora do conto. Programa permanente.

Contos de enganar a morte, de Ricardo Azevedo.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

15h30 às 17h – Clube de leitura.

Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.

O sol é para todos, de Harper Lee.

Com equipe BVL.

Local: sala de criatividade 3.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Mediação intimista de leitura que sugere autores, títulos e temas aos frequentadores da biblioteca.

No dia, leitura de trecho de Vidas secas, de Graciliano Ramos.

Com equipe BVL.

Local: toda BVL.

 

Dia 31, Sábado.

 

10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

15h às 15h45 – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

15h às 17h – Tabuleiro de jogos. Programa permanente.

Nesta oficina, os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados e também podem jogar.

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

Meu galo, adaptação da música do cancioneiro popular por Elaine Sampaio e Thalita Passos. Narração de histórias em Libras com interpretação para o português.

Com Grupo Mãos de Fada.

Local: Oca.

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.

Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulistana, a BVL monta, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores. Confira mais sobre a programação no site oficial: https://bvl.org.br

 

Serviço:

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 ou Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 19 horas.

Local com acessibilidade para deficientes com estrutura de locomoção, informativas, de conteúdo, programação, tecnológica e a disponibilização de profissionais capacitados para inclusão de pessoas com deficiências aos espaços.

 

Secretaria de Estado da Cultura

Assessoria de Imprensa

Josiane Campos – 11 3339 8164 – josianecampos@sp.gov.br

Gisele Turteltaub – 11 3339 8162 – gisele@sp.gov.br

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

dois + quinze =