Biblioteca Parque Villa-Lobos participa da Virada Sustentável

0

Durante os dias 26 e 27 de agosto, a BVL recebe a programação da Virada Sustentável, maior festival sobre o meio ambiente do país e que está na sétima edição na capital paulista. A Virada já realizou outros eventos em Manaus, Valinhos e Porto Alegre e envolve a participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. A ideia é apresentar para a população uma visão inspiradora sobre sustentabilidade.

A BVL é parceira da organização desde 2015 e reúne atrações, atividades e conteúdos ligados a estes temas. Este ano, vão rolar nas dependências do equipamento cultural uma exposição de flores sustentáveis, feitas de material reciclável; uma instalação artística feita de papéis reaproveitados de revistas e jornais confeccionadas pelo próprio público; uma oficina que ensina a construir uma câmera escura de papelão; além de brincadeiras de recorte e colagem de retalhos de tecido tendo como base o livro Cadeira, cadeia quebrada, da escritora Nireuda Longobardi, que estará presente na biblioteca para mediar a atividade.

Confira a agenda completa abaixo –>

 

Exposição Flores sustentáveis

Todas as peças da exposição são feitas com material reciclável mostrando que podemos reutilizar itens para decoração e arte no dia-a-dia.

 

  • Sábado e domingo, dias 26 e 27, das 9h30 às 18h30.

Com Ingrid Silverol.

 

Instalação e oficina “Abre e fecha, dobre e desdobre”

Quem se lembra dessa brincadeira de origami? Este é o mote da instalação de arte, composta de peças feitas de papéis reaproveitados de revistas e jornais e peças confeccionadas pelo próprio público que estiver circulando pelo espaço. Além disso, a oficina mostra como a arte pode ser acessível e construída pela sociedade.

 

  • Instalação: sábado e domingo, dias 26 e 27, das 9h30 às 18h30.
  • Oficina: sábado, 26, das 11 às 13 horas, e domingo, 27, das 13h30 às 15h30.

Com Irene Tanabe. Não é necessário inscrição.

 

Oficina de construção da câmera escura

Os participantes irão aprender a construir uma câmera escura usando caixa de papelão.

 

  • Sábado, dia 26, das 13h30 às 15 horas.

Com Márcia Lima.

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

 

Oficina varal de histórias

Oficina ministrada a partir do livro Cadeira, cadeia quebrada, sobre uma cadeira de madeira que antes era uma árvore e as mais variadas criaturas dependiam dela para sobreviver. A partir do momento em que deixou de ser árvore, essas criaturas passaram a não existir, quebrando assim a cadeia que as unia. Os participantes serão convidados a fazer uma ilustração usando recorte e colagem de retalhos de tecido sobre a história.

 

  • Domingo, dia 27, 13h30 às 15 horas.

Com Nireuda Longobardi.

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Compartilhe

Deixe um Comentário

onze + um =