Biblioteca Parque Villa-Lobos comemora seu segundo aniversário em dezembro

0

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, comemora seu segundo aniversário com uma festa para toda a família. Entre as atrações, as intervenções dos palhaços Jacinto & Sandoval, a homenagem aos sócios que mais prestigiam a biblioteca, um show de música e brincadeiras com o Grupo Triii, uma oficina de histórias com Julia Malta e João Galera, que vai refazer e recriar os barbantes da Oca e uma apresentação musical das canções de Heitor Villa-Lobos com jovens do Centro Santa Fé. O grande dia é em 18 de dezembro, mas a programação comemorativa acontece todo o mês.

Um exemplo é o Luau BVL, que faz uma retrospectiva de 2016 com os temas mais marcantes do ano. Vale lembrar que o programa permanente acontece todas às quintas, às 16 horas, e tem objetivo de apresentar ao público temas relacionados à música, literatura e poesia, além de oferecer espaço para apresentações artísticas.

Outro destaque da programação é o Clube de Leitura, que este mês discute o livro Número zero, do autor italiano Umberto Eco. O programa é um clube do livro que discute detalhes da obra e a biografia dos autores com os frequentadores da BVL. A atividade acontece na sexta-feira, 16, às 15 horas.

Ainda na programação adulta, a BVL promove um bate-papo com o escritor Lira Neto. Especialista em biografias, ele já escreveu livros sobre personalidades tão distintas como Castello Branco, Padre Cícero, José de Alencar e Maysa. Sua trilogia sobre Getúlio Vargas é considerada um marco entre os aficionados por este gênero jornalístico. Encontro é no programa Segundas Intenções e tem mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto. Acontece no sábado, 3, às 11 horas, e terá interpretação em Libras.

Falando em acessibilidade, a BVL participa da 7ª Virada Inclusiva, ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro. O evento consiste em uma série de atrações de cultura, lazer e esporte voltados para que as pessoas com e sem deficiência participem juntas. Na BVL haverá bate-papo com escritor, contações de histórias, Viagem Gastronômica com interpretação em Libras.

Viagem Gastronômica de dezembro tem uma edição dedicada ao escritor mineiro João Guimarães Rosa. A escolha teve como inspiração três livros: Sagarana que comemora 70 anos, Corpo de Baile e Grande Sertão: Veredas, ambos publicados há 60 anos. No encontro, a ser realizado no dia 3, será explorado os costumes alimentares dos personagens de sua obra, com dicas de como preparar os pratos: canjiquinha com costelinha de porco, doce de mamão, doce de goiaba e bom-bocado de mandioca. No fim da atividade, os participantes têm a oportunidade de degustar as iguarias.

Ainda sobre Guimarães Rosa, a biblioteca promove o Sarau na BVL com o tema Ser tão Rosa, que de maneira intimista, por meio da poesia e da música, faz uma homenagem ao autor, que é um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. No domingo, 4, às 15 horas.

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE DEZEMBRO

 

 

Dia 1º, quinta-feira.

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Terça e quintas, de 4 de outubro a 1º de dezembro. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas.

 

14h – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Local: piso térreo.

 

Pescador de Marcéu

Dir. Pedro Moscalcoff, Brasil, 2012, 8 min. Classificação: Livre

Um pescador sem sorte não consegue fisgar nada além de lixo. De repente, um peixe colorido o leva para as profundezas do oceano, em uma viagem mágica por um mundo diferente e inesperado, com muitos outros pescadores e pelicanos.

 

Um caipira em Bariloche

Dir. Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi, Brasil, 1973, 100 min. Idioma: Português. Gênero: Comédia. Classificação: Livre
Elenco: Amácio Mazzaropi, Beatriz Bonnet, Ivan Mesquita, Carlos Valone, Edgar Franco, Geny Prado, Maria Luiza Robledo, Analu Gracie, Fausto Rocha Jr, Judith Barbosa, Claudio Roberto Mecchi

 

Polidoro, um fazendeiro ingênuo cai na conversa do genro e vende suas terras para um vigarista que engana a todos, inclusive sua própria esposa. Por pura armação, os dois acabam indo parar em Bariloche. Em meio a confusões e gargalhadas na neve, o caipira começa a juntar os fatos e retorna às suas terras para desmascarar os vilões. Com locações na Argentina e em Taubaté, Mazzaropi interpreta um personagem rico, mas mantém as características de caipira.

 

16h às 17h – Luau BVL. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas.

Este mês o Luau faz uma retrospectiva de 2016, trazendo os temas mais marcantes do ano!

A partir de 13 anos.

Com equipe BVL.

Local: deck lanchonete.

 

Dia 2, sexta-feira.

 

15h – Hora do conto. Programa permanente.

Extraordinário, de R.J. Palacio.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

15h às 17 horas – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Oficina de smartphones e redes sociais (+60)

Os primeiros passos dentro do universo dos smartphones e como utilizá-los para acesso às redes sociais. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Quartas e sextas-feiras. De 16 de novembro a 9 de dezembro. Carga horária: 16 horas.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas.

 

15h30 às 16h30 – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Jogo Corrida das palavras, com poemas de Mário Quintana.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

16h às 17h – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 3, sábado.

 

10h30 às 11h15 – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

11h às 13h – Segundas Intenções. Programa permanente.

Bate-papo com Lira Neto.

Mediação: Manuel da Costa Pinto.

Local: Oca.

Com interpretação em Libras.

Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

 

15h às 17h – Jogos para todos! Programa permanente.

Oficina de xadrez: os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados e também podem jogar.

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

 

15h30 às 17h – Viagem Gastronômica

Esta edição é dedicada ao escritor mineiro João Guimarães Rosa. A escolha teve como inspiração três livros: Sagarana que comemora 70 anos, Corpo de Baile e Grande Sertão: Veredas, ambos publicados há 60 anos. No encontro será explorada a genialidade literária do autor sob o olhar dos costumes alimentares dos personagens de sua obra no sertão de Minas Gerais. O programa ainda dá dicas de como preparar os pratos: canjiquinha com costelinha de porco, doce de mamão, doce de goiaba e bom-bocado de mandioca, que os participantes terão a oportunidade de degustar no final da atividade. A partir de 16 anos. Com interpretação e Libras.

Com Dolores Freixa, Historiadora e guia de Turismo Cultural, professora de História da Gastronomia e autora de livros sobre a temática da Cultura Gastronômica, sendo co-autora junto com a jornalista gastronômica Guta Chaves, do livro Expedição Brasil Gastronômico que ganhou Prêmio Jabuti em 2014.

E Solange Aparecida Barbosa Botura, professora de Técnicas de Cozinha, Eventos Gastronômicos e Cozinha Brasileira.

Local: sala criatividade 3.

 

 

16h – Hora do conto. Programa permanente. Virada Inclusiva.

Cinderela surda, de Carolina Ressel, Fabiano Rosa e Lodenir Karnopp.

Narração de histórias em Libras com interpretação para o Português.

Com o Grupo Mãos de Fada.

Local: Oca.

 

Dia 4, domingo.

 

10h30 às 11h15 – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

11h30 às 12h – Apresentação musical: Fragmentos da vida e obra de Heitor Villa-Lobos.

Grupo vocal e instrumental de adolescentes e jovens do Centro Santa Fé, apresenta canções de Villa-Lobos.

Com o Grupo Os Passarinhos.

Local: auditório.

 

13h às 15h30 – Oficina Histórias no barbante

No mês em que BVL comemora 2 anos, o público está convidado a trocar os barbantes da Oca, que ocupa o espaço central da Biblioteca. A ação consiste na construção conjunta e coletiva de criação e contação de histórias. O barbante é o elemento que une as partes da história, criada pelo público. O constante fazer e refazer da Oca possibilita ao participante visualizar a linha que vai unindo, transformando e refazendo narrativas a partir da interação de cada um. Atividade indicada para crianças a partir de 6 anos.

Com Julia Malta e João Galera.

Local: Oca.

 

15h às 16h – Sarau lítero-musical – “ser tão Rosa”

De maneira intimista, por meio da poesia e da música, uma homenagem a Guimarães Rosa, um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos, cujos contos e romances ambientam-se no chamado sertão brasileiro.

Local: deck infantil.

Organização Valquíria Malagoli, Renata Iacovino.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente. Virada Inclusiva

Maria vai com as outras, de Sylvia Orthof.

Com interpretação em Libras.

Com o Grupo Êba.

Local: Oca.

 

Dia 6, terça-feira.

 

16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 7, quarta-feira.

 

10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.

Colagens inspiradas em obras dos artistas Pablo Picasso e Hannah Höch.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

15h às 17 horas – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Oficina de smartphones e redes sociais (+60)

Os primeiros passos dentro do universo dos smartphones e como utilizá-los para acesso às redes sociais. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Quartas e sextas-feiras. De 16 de novembro a 9 de dezembro. Carga horária: 16 horas.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.

Clube da luta, de Chuck Palahniuk.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 8, quinta-feira.

 

14h – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Local: piso térreo.

 

Pescador de Marcéu

Dir. Pedro Moscalcoff, Brasil, 2012, 8 min. Classificação: Livre

Um pescador sem sorte não consegue fisgar nada além de lixo. De repente, um peixe colorido o leva para as profundezas do oceano, em uma viagem mágica por um mundo diferente e inesperado, com muitos outros pescadores e pelicanos.

 

Um caipira em Bariloche

Dir. Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi, Brasil, 1973, 100 min. Idioma: Português. Gênero: Comédia. Classificação: Livre
Elenco: Amácio Mazzaropi, Beatriz Bonnet, Ivan Mesquita, Carlos Valone, Edgar Franco, Geny Prado, Maria Luiza Robledo, Analu Gracie, Fausto Rocha Jr, Judith Barbosa, Claudio Roberto Mecchi

 

Polidoro, um fazendeiro ingênuo cai na conversa do genro e vende suas terras para um vigarista que engana a todos, inclusive sua própria esposa. Por pura armação, os dois acabam indo parar em Bariloche. Em meio a confusões e gargalhadas na neve, o caipira começa a juntar os fatos e retorna às suas terras para desmascarar os vilões. Com locações na Argentina e em Taubaté, Mazzaropi interpreta um personagem rico, mas mantém as características de caipira.

 

16h às 17h – Luau BVL. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas.

Este mês o Luau faz uma retrospectiva de 2016, trazendo os temas mais marcantes do ano!

A partir de 13 anos.

Com equipe BVL.

Local: deck lanchonete.

 

Dia 9, sexta-feira.

 

15h – Hora do conto. Programa permanente.

O pescador, o anel e o rei, de Bia Bedran.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

15h às 17 horas – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Oficina de smartphones e redes sociais (+60)

Os primeiros passos dentro do universo dos smartphones e como utilizá-los para acesso às redes sociais. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Quartas e sextas-feiras. De 16 de novembro a 9 de dezembro. Carga horária: 16 horas.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas.

 

15h30 às 16h30 – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Quebra-cabeças inspirados em obras do artista Cândido Portinari.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 10, sábado.

 

10h30 às 11h15 – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

15h às 17h – Jogos para todos! Programa permanente.

Oficina de xadrez: os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados e também podem jogar.

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

Felizes quase sempre, inspirada na obra de Antonio Prata.

Com a Cia. Bisclof.

Local: Oca.

 

Dia 11, domingo.

 

10h30 às 11h15 – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

11h às 16h – Domingo no Parque. Programa permanente.

Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos.

Com a Cia. Malas Portam.

Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

Local: Parque Villa-Lobos.

 

13h às 15h30 – Oficina Histórias no Barbante

No mês em que BVL comemora 2 anos, o público está convidado a trocar os barbantes da  Oca, que ocupa o espaço central da Biblioteca. A ação consiste na construção conjunta e coletiva de criação e contação de histórias. O barbante é o elemento que une as partes da história, criada pelo público. O constante fazer e refazer da Oca possibilita ao participante visualizar a linha que vai unindo, transformando e refazendo narrativas a partir da interação de cada um. Atividade indicada para crianças a partir de 6 anos.

Com Julia Malta e João Galera.

Local: Oca.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

Divertistórias, de Henrique Sitchin.

Com a Cia. Truks.

Local: Oca.

 

Dia 13, terça-feira.

 

16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 14, quarta-feira.

 

10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.

Desenhos a partir de livros de Ed Emberley.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.

Livro sobre nada, de Manoel de Barros. Em homenagem aos 100 anos de nascimento do poeta.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 15, quinta-feira.

 

14h – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Local: piso térreo.

 

Pescador de Marcéu

Dir. Pedro Moscalcoff, Brasil, 2012, 8 min. Classificação: Livre

Um pescador sem sorte não consegue fisgar nada além de lixo. De repente, um peixe colorido o leva para as profundezas do oceano, em uma viagem mágica por um mundo diferente e inesperado, com muitos outros pescadores e pelicanos.

 

Um caipira em Bariloche

Dir. Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi, Brasil, 1973, 100 min. Idioma: Português. Gênero: Comédia. Classificação: Livre
Elenco: Amácio Mazzaropi, Beatriz Bonnet, Ivan Mesquita, Carlos Valone, Edgar Franco, Geny Prado, Maria Luiza Robledo, Analu Gracie, Fausto Rocha Jr, Judith Barbosa, Claudio Roberto Mecchi

 

Polidoro, um fazendeiro ingênuo cai na conversa do genro e vende suas terras para um vigarista que engana a todos, inclusive sua própria esposa. Por pura armação, os dois acabam indo parar em Bariloche. Em meio a confusões e gargalhadas na neve, o caipira começa a juntar os fatos e retorna às suas terras para desmascarar os vilões. Com locações na Argentina e em Taubaté, Mazzaropi interpreta um personagem rico, mas mantém as características de caipira.

 

16h às 17h – Luau BVL. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas.

Não deixe sua cor passar em branco. A partir de fragmentos de músicas, poemas e vídeos, uma reflexão a respeito dos negros na sociedade e o preconceito étnico.

Este mês o Luau faz uma retrospectiva de 2016, trazendo os temas mais marcantes do ano!

A partir de 13 anos.

Com equipe BVL.

 

Dia 16, sexta-feira.

 

15h – Hora do conto. Programa permanente.

Frida, de Jonah Winter.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

15h30 às 16h30 – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Brincadeiras indígenas: tipa, cama de gato e corrida do Saci.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

15h às 17h – Clube de leitura. Programa permanente.

Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.

Número Zero, de Umberto Eco.

Com equipe BVL.

Local: criatividade 3.

 

Dia 17, sábado.

 

10h30 às 11h15 – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

15h às 17h – Jogos para todos! Programa permanente.

Oficina de xadrez: os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados e também podem jogar.

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

Os três porquinhos e o lobo atrapalhado, adaptação de Mario Pecand.

Com a Cia. do Tok Tok.

Local: Oca.

 

Dia 18, domingo.

 

ANIVERSÁRIO DA BVL – 2 ANOS!

No dia 20 de dezembro de 2016, a Biblioteca Parque Villa-Lobos completa dois anos de sua inauguração e para comemorar a programação está repleta de atividades especiais. Participe!

 

9h30 às 17h – Palhaços Jacinto e Sandoval

Intervenções lúdicas e divertidas durante todo o dia.

 

10h30 às 11h15 – Bebelê. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

14h30 – Homenagem aos sócios da BVL

A BVL homenageia os sócios que mais prestigiam a Biblioteca.

Local: piso térreo.

 

15h – Bailinho Triii

Um show mirabolante repleto de músicas e brincadeiras para toda a família. O público é convidado para saborear deliciosos temperos musicais, em um encontro recheado com muita criatividade. No cardápio musical, canções tradicionais como Alecrim se misturam com as composições do grupo O Tomate e o Caqui, A E I O U, Vira Virou, Pão, Pão, Pão, entre outras. Venha comemorar o aniversário da Biblioteca cantando, brincando e dançando no Bailinho do Triii!

Com o Grupo Triii.

Local: auditório.

Retirar senhas com 1 hora de antecedência.

 

13h às 15h30 – Oficina Histórias no Barbante

No mês em que BVL comemora 2 anos, o público está convidado a trocar os barbantes da Oca, que ocupa o espaço central da Biblioteca. A ação consiste na construção coletiva de criação e contação de histórias. O barbante é o elemento que une as partes da história, criada pelo público. O constante fazer e refazer da Oca possibilita ao participante visualizar a linha que vai unindo, transformando e refazendo narrativas a partir da interação de cada um. Atividade indicada para crianças a partir de 6 anos.

Com Julia Malta e João Galera.

Local: Oca.

 

Dia 20, terça-feira.

 

16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 21, quarta-feira.

 

10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.

Atividades inspiradas no livro Bicho de Artista de Katia Canton.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.

Uma história de Natal, de Charles Dickens.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 22, quinta-feira.

 

14h – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Local: piso térreo.

Pescador de Marcéu

Dir. Pedro Moscalcoff, Brasil, 2012, 8 min. Classificação: Livre

Um pescador sem sorte não consegue fisgar nada além de lixo. De repente, um peixe colorido o leva para as profundezas do oceano, em uma viagem mágica por um mundo diferente e inesperado, com muitos outros pescadores e pelicanos.

 

Um caipira em Bariloche

Dir. Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi, Brasil, 1973, 100 min. Idioma: Português. Gênero: Comédia. Classificação: Livre
Elenco: Amácio Mazzaropi, Beatriz Bonnet, Ivan Mesquita, Carlos Valone, Edgar Franco, Geny Prado, Maria Luiza Robledo, Analu Gracie, Fausto Rocha Jr, Judith Barbosa, Claudio Roberto Mecchi

 

Polidoro, um fazendeiro ingênuo cai na conversa do genro e vende suas terras para um vigarista que engana a todos, inclusive sua própria esposa. Por pura armação, os dois acabam indo parar em Bariloche. Em meio a confusões e gargalhadas na neve, o caipira começa a juntar os fatos e retorna às suas terras para desmascarar os vilões. Com locações na Argentina e em Taubaté, Mazzaropi interpreta um personagem rico, mas mantém as características de caipira.

 

16h às 17h – Luau BVL. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas.

Este mês o Luau faz uma retrospectiva de 2016, trazendo os temas mais marcantes do ano!

Com equipe BVL.

Local: deck lanchonete.

 

Dia 23, sexta-feira.

 

15h – Hora do conto. Programa permanente.

A mulata de córdoba, de Luis Garay .

Com equipe BVL.

 

Local: Oca.

 

15h30 às 16h30 – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Elefantinho colorido.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 27, terça-feira.

 

16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 28, quarta-feira.

 

10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.

Pinturas inspiradas em obras de Cândido Portinari que abordam o meio-ambiente.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.

Írisz: as orquídeas, de Noemi Jaffe.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 29, quinta-feira.

 

14h – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Local: piso térreo.

 

Pescador de Marcéu

Dir. Pedro Moscalcoff, Brasil, 2012, 8 min. Classificação: Livre

Um pescador sem sorte não consegue fisgar nada além de lixo. De repente, um peixe colorido o leva para as profundezas do oceano, em uma viagem mágica por um mundo diferente e inesperado, com muitos outros pescadores e pelicanos.

 

Um caipira em Bariloche

Dir. Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi, Brasil, 1973, 100 min. Idioma: Português. Gênero: Comédia. Classificação: Livre
Elenco: Amácio Mazzaropi, Beatriz Bonnet, Ivan Mesquita, Carlos Valone, Edgar Franco, Geny Prado, Maria Luiza Robledo, Analu Gracie, Fausto Rocha Jr, Judith Barbosa, Claudio Roberto Mecchi

 

Polidoro, um fazendeiro ingênuo cai na conversa do genro e vende suas terras para um vigarista que engana a todos, inclusive sua própria esposa. Por pura armação, os dois acabam indo parar em Bariloche. Em meio a confusões e gargalhadas na neve, o caipira começa a juntar os fatos e retorna às suas terras para desmascarar os vilões. Com locações na Argentina e em Taubaté, Mazzaropi interpreta um personagem rico, mas mantém as características de caipira.

 

16h às 17h – Luau BVL. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas.

Este mês o Luau faz uma retrospectiva de 2016, trazendo os temas mais marcantes do ano!

A partir de 13 anos.

Com equipe BVL.

Local: deck lanchonete.

 

Dia 30, sexta-feira.

 

15h – Hora do conto. Programa permanente.

Mentira, de Neil Philip.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

15h30 às 16h30 – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Brincadeiras tradicionais: corrida do saco e cordinha.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.

 

Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulistana, a BVL monta, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores.

 

Confira mais sobre a programação no site oficial: https://bvl.org.br

 

Serviço:

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 ou Avenida Queiróz Filho, 1205, Alto de Pinheiros.

Telefone: (11) 3024-2500.

Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.

Compartilhe

Deixe um Comentário

vinte + 17 =