Biblioteca dentro de aeroporto

0

Vivemos no século das longas distâncias, quando viajar entrou na ordem do dia e está muito mais simples e econômico se comparado a alguns anos atrás. Quantas vezes aconteceu de termos de pegar um avião e logo vir aquele medo de nos entediarmos durante as intermináveis horas de espera do lado de fora dos portões, especialmente em viagens intercontinentais? Preparamo-nos sempre do melhor modo, carregando conosco o computador, o inestimável smartphone carregado e algum livro, que ainda que seja um calhamaço nos ajuda a superar a longa espera para a decolagem.

Pouco tempo atrás, no aeroporto de Schiphol, localizado na cidade de Amsterdã, foi instalada uma fantástica biblioteca permanente, que recebe todos que estão esperando para embarcar. O aeroporto se tornou para a nossa sociedade um lugar extremamente importante: milhões de pessoas cada dia se deslocam de uma cidade para outra, ou mesmo de um continente a outro, com muita facilidade. A ideia de poder usufruir de um sistema bibliotecário sério, dentro de um dos maiores aeroportos do mundo é particularmente sugestivo.

A biblioteca de Schipol é a primeira do gênero. Foi projetada e pensada como uma biblioteca de uma cidade, exatamente porque os aeroportos se tornaram as nossas cidades de passagem.

Dentro da biblioteca é possível não só encontrar milhares de livros em papel ou digital, entre romances e ensaios traduzidos para as mais variadas línguas do mundo, mas também livros de fotografia e exposições de fotográficas que refletem a cultura holandesa. Não podia obviamente faltar uma seção voltada para a música do país.

A esperança é que esse projeto possa ser aplicado em todo o mundo e que finalmente para milhões e milhões de passageiros, o técio de ter de esperar te transforme.

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

catorze + vinte =