Bate-papo com Marçal Aquino

0

O público que estava na Biblioteca Parque Villa-Lobos na manhã deste sábado, 14 de março, teve a oportunidade de conversar de perto, dentro do programa Segundas Intenções, com o escritor Marçal Aquino, autor dos livros O invasor e Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios.

Marçal falou sobre seu início na literatura, primeiro escrevendo poesia e depois literatura infantojuvenil, sobre o que o inspira a escrever e como escreve, a saber, a mão, preenchendo vários cadernos e desenhando os personagens. Falou também sobre seu trabalho como roteirista de cinema, em parceria com o diretor Beto Brant, e, agora, para a televisão.

Dentre muitos causos engraçados, Marçal revelou a importância de, pelas ruas, ouvir conversas para enriquecer os diálogos de suas histórias. “Às vezes estou no metrô, fico de fone de ouvido fazendo cara de paisagem, mas na real o celular está desligado. Fico só ouvindo o que as pessoas estão falando para de repente ter aquela fagulha que faz surgir uma história”, comentou com o crítico literário Manuel da Costa Pinto, que mediou o encontro.

Apesar de não publicar nada há 10 anos – o último livro lançado foi Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, em 2005, pela Companhia das Letras –, Marçal disse que escreve todos os dias, depois de dedicar de sete a oito horas ao trabalho de roteirista de séries televisivas, e que está terminando seu próximo livro.

“É um livro maior do que os outros, com uma história meio picaresca e estou me divertindo muito com o que estou fazendo. Porque quando eu escrevo eu penso, a única pessoa que quer ver esse livro pronto sou eu. Não me coloco muita pressão porque a literatura tem que me dar prazer”, falou.

Sobre suas influências, Marçal contou que tudo o influencia a escrever, desde notícias de jornais, letras de música, conversas na rua até outros escritores, como Graciliano Ramos, de quem admira muito a concisão na escrita.

O Segundas Intenções volta no próximo mês, com o quadrinista Lourenço Mutarelli.

Compartilhe

Deixe um Comentário