Bate-papo com Cíntia Moscovich

0

A gaúcha Cíntia Moscovich esteve neste sábado, 14 de novembro, na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) para participar de um divertido bate-papo durante o programa Segundas Intenções. Ela falou do conturbado início da carreira, sobre quais são os seus livros prediletos e as principais referências, contou causos da comunidade judaica de Porto Alegre e, com certa graça, de seus problemas hospitalares e como isso afetou a sua experiência literária.

Cíntia cursou jornalismo e letras no Rio Grande do Sul, mas por um período trabalhou na loja de equipamentos elétricos do pai. Viu que seria uma péssima vendedora e procurou alternativas. O início da carreira se deu quando ingressou numa oficina de escrita criativa de Assis Brasil, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), em meados dos anos 90.

“Ali conheci muita gente, entre os meus colegas estavam o Michel Laub e o Amilcar Bettega. Aprendi a fazer o caminho inverso do texto, como por exemplo, descobrir qual é o tipo de narrador de uma obra. Outro exercício foi me organizar e criar um método de trabalho, pois toda a semana tinha que apresentar um texto novo”, afirma, elogiando imensamente Assis, a quem considera um padrinho das letras.

Em seguida, o mediador Manuel da Costa Pinto, disse que muitos críticos a comparam com Clarice Lispector, autora em que busca inspiração e que também bebe de tradição do ‘humor judaico’, muito semelhante ao americano Woody Allen. Ele perguntou quais seriam as influências literárias da autora. Ela responde:

“Sempre que me falta alguma coisa, corro para a Clarice. Gosto muito também de Franz Kafka, o livro dele Carta ao pai inspirou o romance Por que sou gorda, mamãe?. Outro escritor que adoro foi Moacyr Scliar, que sempre encontrava pessoalmente na piscina do clube que a minha família frequenta”, finalizou.

O próximo Segundas Intenções acontece na Biblioteca de São Paulo (BSP) no dia 28 de novembro com Santiago Nazarian. Já na BVL, o autor convidado para o mês de dezembro é Milton Hatoum. A palestra acontece no dia 5, às 11 horas.

Compartilhe

Deixe um Comentário