As escritoras Bruna Vieira e Noemi Jaffe são as convidadas de outubro do bate-papo Segundas Intenções nas bibliotecas estaduais

0

Instituições da Secretaria da Cultura do Estado receberão as escritoras nos dias 8 e 29 de outubro, com entrada gratuita

 

Em outubro, as convidadas do bate-papo Segundas Intenções são as escritoras Bruna Vieira e Noemi Jaffe. Bruna estará presente na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) no dia 8 de outubro. Já Noemi conversará com o público na Biblioteca de São Paulo (BSP) no sábado, 29 de outubro. Os dois encontros serão às 11h00 com mediação do crítico literário Manuel da Costa Pinto.

Bruna Vieira é blogueira e escritora. Nasceu em 1994 em Leopoldina, interior de Minas Gerais, mas vive em São Paulo. Aos 15 anos, criou um blog para superar, por meio da escrita, uma desilusão amorosa, e a partir disso viu sua vida mudar. Os posts alcançaram enorme sucesso, a audiência cresceu e ela passou a ser seguida por milhares de leitores e fãs em seus perfis no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube, onde tem um canal em que compartilha suas experiências pelo mundo.

Seus textos foram parar no seu primeiro livro de crônicas e contos, o Depois dos Quinze, e na série de ficção Meu Primeiro Blog, da qual os volumes 1, De Volta aos Quinze, e 2, De volta aos Sonhos, já foram publicados, ambos pela Gutenberg. Em seu terceiro livro, A Menina Que Colecionava Borboletas, ela mostra seu amadurecimento em mais crônicas. Em 2015, a autora, por meio de uma parceria com a quadrinista Lu Cafaggi, deu início à série Bruna Vieira em Quadrinhos, cujos primeiros volumes, Quando Tudo Começou e O Mundo de Dentro, já foram publicados pela Editora Nemo.

Nascida em São Paulo, em 1962, Noemi Jaffe é escritora, professora e crítica literária. Mantém o blog literário Quando Nada Está Acontecendo e coordena um grupo particular de escritores há cerca de cinco anos, do qual organizou e publicou duas coletâneas de contos: 336 horas (Casa da Palavra) e Bestiário (Terceiro Nome). Noemi atua como crítica de literatura do jornal Folha de S. Paulo e de várias outras publicações e vem participando como jurada de concursos literários, como o Prêmio Oceanos, um dos mais importantes do país.

Escreveu, entre outros, os livros A Verdadeira História do Alfabeto, vencedor do Prêmio Brasília de Literatura de 2014 e Írisz: as orquídeas, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2016. Ambos foram publicados pela Cia. das Letras. É autora também de O que os cegos estão sonhando? (Ed. 34), que será editado também nos Estados Unidos pela Deep Vellum, em 2016, e de O livro dos começos (Cosac & Naify/2015).

 

As bibliotecas estaduais oferecem ainda outras atividades, envolvendo outros temas. Mais informações nos sites www.bvl.org.brwww.bsp.org.br.


AGENDA

Segundas Intenções – BVL

8 de outubro – 11 às 13 horas

Bate-papo com a blogueira e escritora Bruna Vieira.

Mediação: Manuel da Costa Pinto.

Local: Oca.

Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

 

Segundas Intenções – BSP

29 de outubro – 11 às 13 horas

Bate-papo com a escritora Noemi Jaffe.

Mediação: Manuel da Costa Pinto.

Local: auditório. Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca até o dia 28 de outubro.

Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão. Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulistana, a BVL monta, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores.

 

Serviço:

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)

Endereço: Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros (No Parque Villa-Lobos, ao lado do Orquidário)

Telefone: (11) 3024-2500.

Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.

 

Biblioteca de São Paulo (BSP)

A BSP foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010. Faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para incentivar e promover o gosto pela leitura. Localizada no Parque da Juventude, foi concebida para ser um projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Conta com uma programação cultural diária e ações em acessibilidade e serviço social.

 

Serviço:

Local: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630

Telefone: (11) 2089-0800

Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul

Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.

Compartilhe

Deixe um Comentário

oito − quatro =