As Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos discutem livro de Mo Yan, vencedor de Nobel em 2012

0

As Bibliotecas de São Paulo (BSP) e Parque Villa-Lobos (BVL), instituições da Secretaria da Cultura do Estado, promovem o Clube de Leitura. Em junho, a obra selecionada é As rãs, do chinês Mo Yan, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2012. A ideia é que os interessados leiam a obra e participem da atividade em uma das unidades para discutirem juntos suas impressões sobre o livro e também conheçam mais sobre o autor.

De atmosfera exuberante, As rãs traz um pouco do realismo fantástico, e por isso, Mo Yan costuma ser comparado a Gabriel García Márquez. O lirismo, a inventividade da linguagem e a forma bem-humorada de tratar os cenários mais dramáticos, oscilando entre a poesia e o horror, o naïf e o escárnio, transformam esse relato de uma aldeia numa obra universal.

É importante falar que o título é dúbio. Se em chinês a palavra “wa”, que dá título ao romance, significa tanto “rã” como “bebê”. A história é sobre Corre Corre, aspirante a escritor que vê a tia como heroína e quer transformar sua vida em peça de teatro. Ela foi a primeira parteira da aldeia a estudar obstetrícia e a enxergar o ofício para além de métodos tradicionais. O pano de fundo da obra é a Revolução Cultural na China e a política de filho único daquele país.

Na BSP a atividade acontece na quarta-feira, 29 de junho. Já na BVL, o encontro é na sexta, 24. O horário é o mesmo, às 15 horas. Não é necessário inscrição.

As bibliotecas estaduais oferecem ainda outras atividades, envolvendo outros temas. Mais informações nos sites http://bsp.org.br e https://bvl.org.br.

 

AGENDA

CLUBE DE LEITURA – BSP

Todos os meses a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.

  • Quarta-feira, 29, das 15 às 17 horas.

As rãs, do escritor chinês Prêmio Nobel de Literatura 2012, Mo Yan.

Com equipe BSP.

 

CLUBE DE LEITURA – BVL

Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.

As rãs, do escritor chinês Prêmio Nobel de Literatura 2012, Mo Yan.

  • Sexta-feira, 24, das 15 às 17 horas.

Com equipe BVL.

Não é necessário inscrição.

 

Biblioteca de São Paulo (BSP)

A BSP foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010. Faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para incentivar e promover o gosto pela leitura. Localizada no Parque da Juventude, foi concebida para ser um projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Conta com uma programação cultural diária e ações em acessibilidade e serviço social. Confira mais sobre a programação no site oficial: http://bsp.org.br

 

Serviço:

Local: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630

Telefone: (11) 2089-0800

Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul

Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.

 

Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulista, a BVL monta, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores. Confira mais sobre a programação no site oficial: https://bvl.org.br

 

Serviço:

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)

Endereço: Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros.

Telefone: (11) 3024-2500.

Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

1 × um =