/ governosp

Aniversário de Ziraldo e Menino Maluquinho: é festa da literatura!

0

Parabéns em dose dupla: dois aniversários reúnem criador e criatura, este mês! O Menino Maluquinho está completando, em outubro, 40 anos. E Ziraldo, o “pai” do personagem, chega amanhã, dia 24, aos 88. A “festa” fica marcada pelo lançamento de um livro comemorativo com 120 páginas e capa dura, apresentando a história do divertido personagem. Que tal descobrir ou reler as aventuras do garoto – agora “quarentão” – para celebrar?

Desde seu lançamento, em 1980, o livro “O Menino Maluquinho” já teve 129 edições, espalhadas por mais de 10 países, vendeu 4 milhões de exemplares, teve duas adaptações para o cinema, versões para o teatro, ópera e histórias em quadrinhos. O personagem fala, de maneira direta, poética e divertida, de relações familiares, de amizade, afeto, perdas. Como destaca o escritor e ilustrador Guto Lins, outro talento da literatura infantil nacional, esse personagem “brincalhão, bagunceiro, poeta e amigão era, acima de tudo, um menino feliz, especialmente comum”. E a obra, afirma, abriu caminho para muitos outros, enriquecendo a literatura infantil.

Ziraldo Alves Pinto é mineiro de Caratinga (onde nasceu e passou a infância), fez carreira no Rio de Janeiro, nos anos 50, onde trabalhou em vários jornais e revistas. Nos anos 60, lançou a primeira revista em quadrinhos nacional, “A Turma do Saci Pererê”. Com outros humoristas, foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, tabloide que fez escola e mudou a linguagem jornalística brasileira. Seu primeiro livro infantil foi “Flicts”, de 1969.

 

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras