Aniversário de Edgar Allan Poe

0

Nesta segunda-feira, 19 de janeiro, o poeta, escritor e crítico literário Edgar Allan Poe completaria 206 anos. Nascido em 1809, o autor foi um dos pioneiros da literatura policial, dos livros de terror, das histórias cheias de mistérios e do gosto pelo macabro. Poe também foi jornalista e colaborou para diversos jornais e revistas dos Estados Unidos.

Nascido em Boston, tentou carreira militar, morou em cidades como Baltimore, Filadélfia e Nova York. Sua morte, em 1849, tem causa desconhecida, mas foi atribuída ao álcool e à ingestão de drogas. Por outro lado, muitas outras teorias tentam provar que Poe faleceu devido a diabetes, sífilis, raiva e doenças cerebrais raras.

Os tradutores dos livros de Edgard Allan Poe para o português foram Machado de Assis, Fernando Pessoa e Clarice Lispector.

O poema O corvo permanece como sua obra mais conhecida. Publicado pela primeira vez em 29 de janeiro de 1845, o livro conta a história do personagem que sofre profundamente com a perda de sua amada.

Confira a obra na Wikisource e veja quais outros livros do escritor você encontra na BVL.

 

assasinato da rua morgue

Assassinatos na rua Morgue

A clássica história de mistério escrita por Edgar Allan Poe no século XIX chega agora em uma adaptação para os quadrinhos. A busca de um homem para solucionar um misterioso assassinato é retratada em ilustrações de arrepiar (Fonte: livraria Martins Fontes).

 

o corvo em quadrinhos

O corvo: em quadrinhos

Este livro é a versão em quadrinhos do poema O corvo, de Edgar Allan Poe, com tradução de Machado de Assis (Fonte: Livraria Cultura).

 

contos obscuros de edgar allan ppe

Contos obscuros de Edgar Allan Poe

Uma coletânea de 16 contos que busca atender a diversidade e a variedade da obra de Poe (Fonte: Livraria Cultura).

 

contos de terror e misterio de edgar allan pe

Contos de terror, de mistério e de morte

Com esta coletânea, o leitor entrará em contato com alguns dos melhores exemplos da obra do criador do conto policial, em que se associam medos reais a casos extraordinários (Fonte: Livraria Cultura).

 

o gato preto de edgar allan poe

O gato preto

Os contos, repletos de mistério, trazem detalhes minuciosos de sentimentos, lugares e personagens (Fonte: Contracapa).

 

o escaravelho de ouro de edgar allan poe

O escaravelho de ouro e outras histórias

O insólito, o sobrenatural e o fantástico são a marca dos contos deste livro, em que se encontram algumas das principais obras-primas do terror e do mistério (Fonte: Contracapa).

 

historias extraordinarias de edgar allan poe

Histórias extraordinárias de Allan Poe

Nos dezoito contos selecionados para este volume, o requinte e a sutileza dos textos de Allan Poe são apurados pelo talento de Clarice Lispector. (Fonte: Livraria Cultura).

 

o retrato oval de edgar allan poe

O retrato oval

Os contos, repletos de mistérios, trazem detalhes minuciosos de sentimentos, lugares e personagens. E envolvem tão profundamente leitor, que este já não consegue escapar do extraordinário mundo de Poe (Fonte: Livraria Cultura).

 

o coracao revelador de edgar allan pe

O coração revelador

Criador de uma literatura inquietante, ele maneja como nenhum outro a arte de aguçar a curiosidade pelo imprevisto, pelo terror. Os contos, repletos de mistérios, trazem detalhes minuciosos de sentimentos, lugares e personagens. (Fonte: Livraria Cultura).

Compartilhe

Deixe um Comentário

4 + 9 =